Topo

Confirmar 1º lugar no Gaúcho não será suficiente para tranquilizar o Grêmio

Grêmio pode confirmar primeiro lugar matematicamente nesta quarta-feira - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio pode confirmar primeiro lugar matematicamente nesta quarta-feira Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/03/2016 06h00

O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira (30) às 21h45 (horário de Brasília) para enfrentar o Passo Fundo pela penúltima rodada da primeira fase do Gauchão. Se vencer, confirma matematicamente o primeiro lugar na fase. No entanto, isso pode não ser suficiente para garantir o projeto de antecipar a partida das quartas e ter tempo de adaptação à altitude de Quito para a Libertadores. 

Os problemas para isso já foram maiores. O Grêmio esqueceu a rixa que tem com a Federação Gaúcha de Futebol e protocolou pedido de antecipação do duelo. Seria dia 11, o Tricolor pede que ocorra dia 6. Isso porque quer embarcar no dia 7 para o Equador e tratar de se adaptar à altitude para o duelo do dia 13 contra a LDU, pela penúltima rodada do grupo 6 da Libertadores. 
 
Inicialmente, Internacional e Juventude, se fossem adversários do Grêmio, poderiam complicar. Eram times que poderiam ter jogos a disputar no dia 7, necessitando uma troca de datas ainda maior. Mas o Colorado caiu na semifinal da Primeira Liga e o time de Caxias do Sul garantiu classificação no pelotão de cima. Não pode mais ser o oitavo na classificatória, que enfrentaria o primeiro, ou sétimo, que pegaria o segundo - as duas posições que o Grêmio pode acabar. 
 
Mas resta um: Ypiranga. O time de Erechim atualmente é o sétimo colocado, com 14 pontos. Tudo pode acontecer. Pode subir, ficar fora, ou até acabar na oitava colocação, enfrentando o primeiro. 
 
O problema é que o Ypiranga tem jogo no dia 7, diante do Atlético-GO, em Goiânia, pela Copa do Brasil. A confirmação dele como adversário do Grêmio poderá ocorrer apenas na última rodada do Gauchão, dia 3, quando já não haveria tempo para uma troca de datas no jogo das quartas. 
 
A direção gremista, portanto, não deixará de se preocupar mesmo se for líder no Gauchão já nesta rodada. Caso tenha o azar de enfrentar o Ypiranga nas quartas, precisará solicitar à CBF uma troca de data no jogo da Copa do Brasil, contar com a agilidade da entidade e ainda a concordância de dois adversários: do Atlético-GO, que precisaria atrasar seu jogo na Copa do Brasil, e do próprio Ypiranga. 
 
Caso contrário, o Grêmio pode se obrigar a jogar com reservas as quartas do Gauchão para que os titulares tenham totais condições de se adaptar aos 2,8 mil metros acima do nível do mar de Quito, pensando na competição prioritária, a Libertadores. 
 
Em campo, o Tricolor não terá Douglas, Giuliano e Luan. Marcelo Grohe volta da seleção e deve jogar. O Passo Fundo, por sua vez, vem de seis jogos sem perder e ocupa a sexta colocação na classificação. 
 
FICHA TÉCNICA
PASSO FUNDO X GRÊMIO
Data e hora: 29/03/2016 (Quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Márcio Coruja
Auxiliares: André Bitencourt e Tiago Diel
PASSO FUNDO: Matheus;Tiago Machado, Leo Kanu, Gustavo e Alisson Gaúcho;Rudiero, Faísca, Nata e Lucas Roggia;Jean Silva e Jean Carlos
Técnico: Paulo Porto
GRÊMIO: Marcelo Grohe (Bruno Grassi); Ramiro, Fred, Pedro Geromel e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Pedro Rocha, Lincoln e Fernandinho; Bobô. 
Técnico: Roger Machado