Topo

Fuga de rival e data de clássico: o que vale na última rodada do Gauchão?

Grêmio e Internacional estão de olho na última rodada do Campeonato Gaúcho - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio e Internacional estão de olho na última rodada do Campeonato Gaúcho Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/04/2016 06h00

A primeira fase do Campeonato Gaúcho de 2016 chega ao seu final neste domingo. Com todos os jogos às 16h, o torneio definirá três rebaixados e oito classificados às quartas de final. Inter e Grêmio já estão dentro, mas engana-se quem pensa que a última rodada não importe para eles.

O Grêmio torce para não ter que disputar um duelo contra o Ypiranga na próxima fase, para ter tranquilidade no adiantamento do jogo das quartas e cumprir o projeto de viajar para Quito, onde enfrenta a LDU no dia 13, com sete dias de antecedência. 
 
O Internacional pode ser vice, terceiro ou quarto colocado. E isso implicaria em um eventual clássico Gre-Nal apenas na decisão ou até em uma semifinal. 
 
E ainda há cinco times brigando pelas três últimas vagas na classificação. E na ponta inferior da tabela também cinco equipes tentam fugir dos dois postos que ainda restam entre os rebaixados. 
 
Confira o que vale em cada partida da última rodada: 
 
Rodada 13 do Gauchão (todos os jogos às 16h de domingo)
 
Grêmio x Juventude - Arena do Grêmio
O Grêmio tem o primeiro lugar na classificação garantido. Só cumpre tabela e torce para que o Ypiranga não seja o oitavo colocado, já que o time de Erechim tem jogo da Copa do Brasil dia 7 e não poderia adiantar a partida de quartas de final, atrapalhando o plano tricolir de ir antecipadamente a Quito para o duelo da Libertadores. Já o Juventude pode ser segundo (se vencer e tirar quatro gols de desvantagem), terceiro ou quarto, dependendo do resultado. 
 
Glória x Internacional - Altos da Glória
Se vencer, o Internacional pode ser vice-líder, ficando atrás só do Grêmio. Sem vitória, o Colorado depende do resultado do Juventude para ser terceiro ou quarto. Se for quarto colocado, enfrentaria o Grêmio em uma eventual semifinal, se ambos passarem. Se for terceiro ou vice, só na final. Com 11 pontos, o Glória luta para evitar o rebaixamento. Se não vencer, precisará de tropeços de Cruzeiro-RS e Lajeadense para não cair. 
 
Veranópolis x Cruzeiro-RS - Antonio David Farina
O Veranópolis se classifica com uma vitória simples. Se empatar, depende de um resultado ruim do Novo Hamburgo ou do Passo Fundo para avançar. Se perder, poderá ser ultrapassado também pelo Brasil de Pelotas. Já o Cruzeiro-RS precisa vencer para sair da zona de rebaixamento. Qualquer resultado diferente decreta a queda do time. 
 
Novo Hamburgo x Aimoré - Estádio do Vale
O Novo Hamburgo necessita de uma vitória e contar com um tropeço de Passo Fundo, Ypiranga ou Veranópolis para se classificar. Ainda tem chances mínimas de rebaixamento e para isso precisaria de três resultados combinados. O Aimoré só cumpre tabela, pois já está rebaixado. 
 
Brasil de Pelotas x Passo Fundo - Bento Freitas
O Brasil se classifica se vencer e contar com tropeços de dois clubes entre Ypiranga, Veranópolis, Passo Fundo e Novo Hamburgo. Ainda tem chances de rebaixamento e também torce contra Lajeadense, Cruzeiro-RS e Glória. 
 
Ypiranga x Lajeadense - Colosso da Lagoa
O Ypiranga avança com uma vitória simples. Se não vencer, só deixa a zona de classificação com três resultados paralelos acontecendo. O Lajeadense precisa vencer para escapar do rebaixamento e ainda contar com tropeço de Glória ou Brasil de Pelotas. 
 
São Paulo x São José - Vermelhão da Serra 
O São Paulo está classificado e só define em que lugar ficará entre o quinto e o oitavo postos. Vice-líder, o São José pode perder posto para o Inter se não conquistar pontos no jogo. Ficará, na pior das hipóteses, em quarto. 
 
Como são os cruzamentos:
Quartas de final - jogo único
Jogo 1 - Grêmio (1º colocado) x 8º colocado 
Jogo 2 - 2º colocado x 7º colocado
Jogo 3 - 3º colocado x 6º colocado
Jogo 4 - 4º colocado x 5º colocado
 
Semifinal - ida e volta
Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 4
Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 3
 
Final - ida e volta
Ganhador A x Ganhador B
 
*Mando de campo em jogos de eliminatória de jogo único e jogos decisivos em ida e volta são determinados pela melhor campanha no geral, levando-se em conta também as eliminatórias.