Topo

Grêmio testa seu elenco modesto e faz semifinal 45 horas após último jogo

Grêmio espera bom rendimento após maratona de jogos decisivos - Guillermo Granja/Reuters
Grêmio espera bom rendimento após maratona de jogos decisivos Imagem: Guillermo Granja/Reuters

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/04/2016 06h00

O Grêmio formou seu elenco neste ano sob a mesma premissa da temporada passada. Não investiu forte, não foi às compras com força. Deu ao técnico Roger Machado apenas as opções necessárias. E agora a estratégia será testada. Com a primeira partida da semifinal do Gauchão contra o Juventude nesta quinta-feira (21), apenas 45 horas depois do duelo com o Toluca pela Libertadores, o Tricolor saberá se resiste ou não à maratona. 

O jogo contra o Toluca acabou perto da meia-noite de terça-feira. Até a meia-noite de quarta, 24 horas se passaram. E mais 21 horas e meia até o duelo com o Juventude, nesta quinta. Não bastasse o período curto entre uma partida e outra, teve treinamento e viagem até Caxias do Sul, perto de 120 Km distante de Porto Alegre. 
 
E não para aqui a série de jogos. No domingo há mais um duelo com o mesmo adversário, o compromisso de volta da semifinal do Gauchão, em Porto Alegre. E já na próxima semana o Grêmio tem a informação que abre as oitavas de final da Libertadores, ainda contra adversário indefinido. 
 
Se chegar até a final do Estadual e seguir na Libertadores, serão 6 jogos em 20 dias. Praticamente um jogo a cada 3 dias. 
 
"Sabemos da importância dos dois campeonatos e agora vamos focar apenas no Gauchão. Depois vamos pensar na Libertadores", disse o zagueiro Fred. "Não posso focar em outro jogo, sendo que tenho um logo nos meus olhos", completou o técnico Roger Machado. 
 
Preocupação e volta de Miller
 
A preocupação é evidente. O desgaste dos jogadores já deixou suas marcas em Pedro Geromel, que se lesionou na última terça diante do Toluca. Perder outros atletas desta importância não está nos planos do Tricolor no Gauchão, até por buscar o tricampeonato da Libertadores. 
 
Por outro lado, o equatoriano Miller Bolaños volta a ficar à disposição após quase dois meses afastado. O jogador fraturou a mandíbula em dois lugares no clássico Gre-Nal do dia 6 de março. Ficará no banco e poderá participar de alguns minutos de jogo. Já o Juventude negociou seu principal atleta pouco antes do fim do torneio. Brenner esteve perto do Corinthians, mas assinou com o Internacional. Hugo é o destaque técnico do time. 
 
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GRÊMIO
Data e hora: 21/04/2016 (Quinta-feira), às 21h30
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Diego Real 
Auxiliares: Maurício Penna e Antônio João Albornoz
JUVENTUDE: Elias; Hélder, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Bruno Ribeiro e Hugo; Dieguinho e Roberson.
Técnico: Antônio Carlos Zago
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Fred, Bressan e Marcelo Hermes; Maicon, Walace, Giuliano e Lincoln; Bobo e Luan. 
Técnico: Roger Machado