Grêmio sofre sem Geromel, leva 2 a 0 e se complica na semi do Gauchão

Do UOL, em Porto Alegre

  • LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

    Juventude fez dois gols de bola aérea no mesmo dia que Grêmio perdeu Geromel

    Juventude fez dois gols de bola aérea no mesmo dia que Grêmio perdeu Geromel

Pedro Geromel fez falta. Horas depois de confirmar quadro de caxumba no zagueiro, o Grêmio perdeu para o Juventude, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho, com falhas defensivas. Nesta quinta-feira (21), em Caxias do Sul, o tricolor levou 2 a 0. Os dois gols marcados pelo alto, por Roberson e Klaus.

A atuação do Grêmio no estádio Alfredo Jaconi não foi nada boa. Com um time misto, por conta do desgaste após jogo com o Toluca-MEX na última terça-feira, o tricolor foi quase nulo ofensivamente e no segundo tempo sucumbiu a bola parada do Juventude.

Ramiro, Marcelo Oliveira, Giuliano, Douglas e Luan foram preservados. O camisa sete chegou a entrar na etapa final, assim como Bolaños - depois de 40 dias se recuperação de cirurgia na mandíbula. Mas nada salvou a apresentação fraca.

Com o resultado em Caxias do Sul, o Grêmio precisa vencer por três gols de diferença para chegar à final do estadual. A decisão será na Arena, no próximo domingo. O Juventude tem a seu favor o critério saldo qualificado.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 2 X 0 GRÊMIO

Data: 21/04/2016 (quinta-feira)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: Maurício Penna e Antônio João Albornoz
Cartões amarelos: Wanderson, Roberson, Itaqui, Elias (JUV); Lincoln, Henrique Almeida, Pedro Rocha (GRE)
Gols: Roberson, aos 13 minutos do segundo tempo. Klaus, aos 23 minutos do segundo tempo

JUVENTUDE: Elias; Hélder, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Bruno Ribeiro e Hugo (Wallacer); Dieguinho e Roberson (Sasá)
Técnico: Antônio Carlos Zago

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Fred, Bressan e Marcelo Hermes; Maicon, Walace, Pedro Rocha, Lincoln (Miller Bolaños) e Everton (Luan); Bobô (Henrique Almeida)
Técnico: Roger Machado

Fases do jogo

  • Primeiro tempoMesmo sendo visitante, o Grêmio foi quem teve mais a bola: 56,2%, segundo o Footstats. Contudo não foi perigoso. Ao Juventude coube a tarefa de fechar espaços e aguardar por contra-ataques. Os donos da casa criaram a melhora chance de gol, quando Heverton cabeceou, Grohe defendeu e no rebote Roberson chutou para fora.
  • Segundo tempoA partida mudou aos 13 minutos. Roberson aproveitou saída errada de Grohe e cabeceou para o fundo da rede. O gol do Juventude transformou o jogo por completo. Afoito e por vezes desorganizado, o Grêmio passou a dar muitos espaços e perdeu terreno. Dez minutos depois, em novo escanteio, Klaus subiu sozinho e executou o goleiro com um forte cabeceio.

Destaques

  • EstratégiasO Juventude abriu Dieguinho e Bruno Ribeiro e explorou as costas de Wallace Oliveira e Marcelo Hermes. Conseguiu contra-atacar com força, mas pecou na hora de terminar as jogadas. A equipe de Caxias do Sul variou do 4-4-2 (sem a bola) para o 4-3-3 (bom a bola). O Grêmio fez Pedro Rocha e Everton trocarem de lado constantemente, contudo não foi capaz de gerar infiltrações. A equipe de Roger Machado manteve o 4-2-3-1 que vira 4-1-4-1 sem a bola.
  • InversãoSem Geromel, diagnosticado com caxumba, Fred inverteu o lado e atuou pela direita. Bressan entrou na equipe e ficou como zagueiro pela esquerda.
  • A lei do exRoberson, autor do primeiro gol do jogo, foi revelado pelo Grêmio. Chegou a ganhar oportunidades em 2010, mas não vingou. Rodou pelo Brasil e virou titular do Juventude após a saída de Brenner (que se acertou com o Inter).
  • InvencibilidadeCom o placar na Serra Gaúcha, o Grêmio também viu terminar sua série invicta no ano. Após 13 partidas, o time de Roger Machado foi derrotado. Antes de levar 2 a 0 do Juventude, o tricolor só havia perdido para o São Paulo-RS, em 24 de fevereiro, por 3 a 2.

Melhores

  • Roberson, JuventudeAtacante marcou o primeiro gol da partida. E, por consequência, mudou o duelo todo. Ainda teve duas boas chances, uma em cada tempo, e levou vantagem em duelos com a zaga do Grêmio

Piores

  • Lincoln, GrêmioApagado, meia chegou a furar em bola e contribuiu para atuação nula do Grêmio ofensivamente.
  • Marcelo Grohe, GrêmioGoleiro saiu errado em escanteio e teve participação direta no primeiro gol do Juventude.

UOL Cursos Online

Todos os cursos