Topo

Grêmio precisa vencer problema crônico para evitar 1º fracasso da Era Roger

Roger Machado sofre ameaça de primeiro revés mais duro em desvantagem contra o Ju - Lucas Uebel/Grêmio
Roger Machado sofre ameaça de primeiro revés mais duro em desvantagem contra o Ju Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2016 05h58

O Grêmio tem um problema crônico. E se quiser continuar com o objetivo de voltar a conquistar o Gauchão precisa resolvê-lo. A bola aérea defensiva é responsável por 50% do gols sofridos nesta temporada. E levar um gol contra o Juventude, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena, pode deixar o que já é difícil ainda mais complicado. 

No Alfredo Jaconi, quinta-feira, o Juventude usou este caminho para fazer a vantagem. Venceu por 2 a 0 e defende tal margem no duelo de volta por uma vaga na final. E o regulamento prevê saldo qualificado. Ou seja, com um gol dos visitantes, o Tricolor precisaria fazer quatro.
 
Se os números preocupam na parte defensiva, servem de algum alento na parte ofensiva. Precisando vencer por dois ou mais gols para avançar, o Tricolor não ficava sem marcar desde o dia 6 de março. Foram 10 partidas até perder para o Juventude. Nos últimos 11 jogos fez 25 gols, média de 2,5 por partida. 
 
Porém, só fez o mesmo placar que precisa agora em três oportunidades. Foram no 5 a 1 sobre o Passo Fundo, 4 a 1 contra o Brasil de Pelotas e no 3 a 0 diante do Lajeadense. 
 
Ser eliminado pesaria muito
 
O Tricolor estabeleceu no início da temporada retomar as conquistas do Campeonato Gaúcho como prioridade. No discurso de abertura de ano, o presidente Romildo Bolzan Júnior sublinhou a necessidade de acabar com a hegemonia do Internacional, que ganhou os últimos cinco Estaduais. 
 
Caso não consiga a classificação, o Grêmio irá viver o primeiro grande fracasso da 'Era Roger'. O treinador assumiu o time em maio do ano passado. Conseguiu uma arrancada que colocou a equipe na zona de classificação para a próxima Libertadores. Foi eliminado pelo Fluminense na Copa do Brasil, em casa. Mas por se tratar de um time de igual grandeza, a eliminação não poderia ser tratada como fracasso. 
 
Agora, cair diante do Juventude após fazer a melhor campanha da primeira fase do Gaúcho é diferente. O time de Caxias do Sul que chegou a ser campeão da Copa do Brasil em 1999 hoje disputa apenas a Série C do Brasileirão e sequer foi campeão do interior gaúcho nos últimos anos. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X JUVENTUDE
Data e hora: 24/04/2016 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: Leirson Peng e Michael Stanislau
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Fred, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Bobô e Luan. 
Técnico: Roger Machado
JUVENTUDE: Elias; Helder, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Hugo e Dieguinho; Bruno Ribeiro e  Roberson.
Técnico: Antônio Carlos Zago