Topo

Súmula relata briga de torcedores do Internacional em partida do Gauchão

Torcida do Inter provoca interrupção do jogo em Veranópolis - Reprodução
Torcida do Inter provoca interrupção do jogo em Veranópolis Imagem: Reprodução

Do UOL, em Porto Alegre

30/01/2017 16h22

A súmula do jogo entre Veranópolis e Internacional relatou a briga de torcedores membros de organizadas do Colorado na tarde de domingo, no jogo de estreia do Gauchão. A partida, inclusive, ficou 17 minutos parada por conta dos atos de violência. 

Munidos de pedras que vinham do lado de fora, membros das organizadas Camisa 12 e Popular entraram em conflito. O motivo não foi revelado. Após atos de violência, a Brigada Militar conseguiu conter os ânimos. Ao todo, 46 pessoas foram detidas. 

Em súmula, o árbitro relata o ocorrido e as ações do comando do policiamento. A partir do relato oficial, o procurador Alberto Franco irá oferecer denúncia contra o Colorado, que pode perder até mandos de campo por conta das ações da torcida. 

Imediatamente ao jogo, o clube emitiu uma nota oficial e começou a trabalhar na identificação dos responsáveis. As duas organizadas foram suspensas. 

Confira o relato do árbitro em súmula: 

Aos 19 minutos do primeiro tempo a partida foi interrompida e ficou paralisada por 15 minutos devido à briga entre torcidas identificadas pela Brigada Militar como torcidas organizadas do SC Internacional, camisa 12 x popular, com troca de socos, chutes e empurrões, e torcedores que estavam fora do estádio, também identificados pela Brigada Militar como sendo do SC Internacional, arremessavam pedras de fora do estádio para dentro, causando ferimentos em alguns torcedores. Consequentemente os torcedores de dentro do estádio arremessavam as pedras de volta para fora. Algumas das pedras arremessadas de fora caíram dentro do campo de jogo.
 
O Comandante da Brigada Militar, Capitão Rogério Schu dos Santos e a Capitã Helena Santana, foram os responsáveis pela segurança da partida, com a auxílio de mais 8 PMS dentro do campo de jogo e um número considerável, não informando, ao redor e por fora do campo. Durante a paralisação o Comandante da Brigada informou ao árbitro que chamaram reforço de outras cidades, que vieram atender o pedido, e que poderia dar continuidade à partida com segurança.
 
Com a intervenção da Brigada Militar, após os incidentes, a partida reiniciou e transcorreu normalmente atéo seu final.