Topo

Grêmio fura retranca e estreia na temporada com vitória contra Ypiranga

Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Ypiranga, pelo Gauchão - Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Ypiranga, pelo Gauchão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, Porto Alegre

02/02/2017 23h06

O Grêmio encontrou dificuldades no começo do jogo, mas tanto tentou que conseguiu furar a retranca do Ypiranga. Nesta quinta-feira (02), começou o Gauchão com vitória por 2 a 0, na Arena. 

O primeiro gol gremista na temporada saiu depois de muitas tentativas. Foram 10 escanteios em menos de 30 minutos de jogo. Até que em um deles o volante Henrique colocou para trás e marcou contra. No segundo tempo, Fernandinho, que tinha acabado de entrar, fez bonita jogada, driblou dois marcadores e colocou nas redes. 
 
Os 12 mil gremistas que estiveram no estádio azul, branco e preto, além de Carol Portaluppi que acompanhou dos camarotes, contudo, não viram um jogo de encher os olhos. Mesmo com o time considerado titular, o Grêmio sofreu os efeitos naturais de começo de temporada e pouco criou de efetivo. 
 

Com três pontos, o Tricolor se une a São Paulo-RS e Novo Hamburgo no topo da tabela do Gauchão. Na próxima rodada o Tricolor enfrentará o Caxias, fora de casa, no domingo. Já o Ypiranga encara o Passo Fundo, em casa, no mesmo dia.

Geromel em duas áreas

Pedro Geromel já é ídolo da torcida. E nesta quinta-feira justificou todo apreço. Foi fundamental ao conter os avanços do Ypiranga e ainda esteve na área rival assustando em vários momentos. Foi soberano no time gaúcho. 
 

Leonardo estreia discreto

Contratado do Boa Esporte, o lateral direito Leonardo Gomes foi o primeiro dos reforços do Grêmio a estrear na temporada. Mas não apareceu como se esperava. Discreto, acabou substituído por Fernandinho no segundo tempo, com Ramiro sendo recuado para a lateral, algo que já ocorreu no ano passado. 
 

Grêmio insiste, esbarra em retranca e finalmente marca

O Tricolor dominou o jogo. Desde o primeiro minuto de partida, foi a equipe comandada por Renato Gaúcho que ditou as ações do jogo. Com boas trocas de passe, procurou furar a retranca montada pelo Ypiranga. Os visitantes, postados no 4-1-4-1, conseguiram parar Douglas e, assim, desabastecer o ataque gremista. E com isso, amarrado, a equipe dona da casa passou a tentar cruzamentos e chutes de longe. Empilhou uma dezena de escanteios antes dos 30 minutos de jogo e no último deles contou com um auxílio do meio-campista Henrique, que tentou afastar e fez contra. Com placar aberto, o Grêmio tinha a vitória consolidada. 
 

Um susto inesperado

Mas não esperava um susto. Três minutos depois de abrir o placar, o Grêmio errou uma saída de bola e uma conclusão de Diego Torres acabou afastada pela zaga. Maycon, do lado direito, dominou dentro da área gremista e bateu muito forte, acertando o travessão de Marcelo Grohe. A bola ainda bateu próxima da linha de gol antes de ser afastada. O alerta mostrou que o Ypiranga ainda poderia tentar igualar as forças. E no último minuto do primeiro tempo, Marcelo Grohe ainda evitou o empate com uma linda defesa. 
 

Fernandinho mostra por que voltou

Em um segundo tempo sem grandes emoções, Fernandinho mostrou porque voltou para o Grêmio. Mostrando capacidade ímpar de vencer na disputa um contra um, aproveitou-se da fragilidade do lado esquerdo defensivo do Ypiranga, driblou dois marcadores e colocou cruzado marcando o segundo gol e decidindo o jogo, já que o time de Erechim tentava o empate desesperadamente. 
 

Talismã nos camarotes

Ela virou 'talismã' do Grêmio no ano passado e esteve presente na estreia do time na temporada. Carol Portaluppi embelezou os camarotes da Arena do Grêmio na partida contra o Ypiranga. Chegou, como sempre, acompanhada do pai - que marca de perto a jovem de 21 anos. Desfilou pela zona mista e acompanhou a partida de perto. 

Carol Portaluppi acompanha o pai na estreia do Grêmio me casa - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Vai chover....

Tal qual a música cantada pela torcida do Grêmio, choveu, e muito. Desde o começo da partida, a Arena do Grêmio viu muita água. Mas o bom sistema de irrigação fez com que isso prejudicasse praticamente nada no transcorrer da partida. 
 
GRÊMIO 2 X 0 YPIRANGA
 
Data: 02/02/2017 (Quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Roger Goulart 
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau
Renda: R$ 412.954,00
Público: 12.731 (total)
Cartões amarelos:  Henrique (YPI), Vinícius (YPI); Maicon (GRE), Douglas (GRE), Pedro Rocha (GRE);
Gols: Henrique, do Ypiranga, contra, aos 34 minutos do primeiro tempo; Fernandinho, do Grêmio, aos 21 minutos do segundo tempo; 
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Leonardo (Fernandinho), Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Jaílson, Ramiro, Douglas (Bolaños) e Pedro Rocha (Everton); Luan. 
Técnico: Renato Gaúcho 
 
YPIRANGA
Carlão; Márcio, Negretti, Tairone e Vinícius; Araújo (Éder), Henrique (Adrian), Gabriel Araújo e Diego Torres; Maycon (Caio) e Michel.
Técnico: Carlos Moraes