Topo

D'Ale volta ao Beira-Rio 374 dias depois como símbolo de retomada do Inter

Ídolo da torcida do Inter, D"Alessandro volta ao Beira-Rio para "salvar" time - Jeremias Wernek/UOL
Ídolo da torcida do Inter, D'Alessandro volta ao Beira-Rio para 'salvar' time Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/02/2017 04h00

D'Alessandro jogará sua primeira partida no Beira-Rio após o retorno ao Inter. Neste sábdo (04), o Colorado encara o Novo Hamburgo a partir das 17h (horário de Brasília) pelo Campeonato Gaúcho e o gringo é a principal atração da equipe. 

São 374 dias depois de sua última partida oficial na casa vermelha. Era 22 de janeiro do ano passado e o Inter abria a temporada contra o Coritiba. O jogo acabou 0 a 0 e D'Ale jogou os 90 minutos. 
 
Depois foi negociado com o River Plate por empréstimo e se despediu diante do São José, no estádio Passo D'Areia, dando ao Inter o título da Recopa Gaúcha. Não entrou mais em campo no estádio colorado a não ser para seu jogo beneficente, o Lance de Craque. 
 
E sem ele, o Internacional sofreu. A temporada 2016, mesmo com a conquista do Gauchão, ficará marcada é pelo rebaixamento para segunda divisão. Pela primeira vez na história o Inter caiu, e precisa se reerguer. 
 
O primeiro passo da nova direção do clube foi dado antes mesmo dela assumir o comando. Marcelo Medeiros, ainda candidato, garantiu que se vencesse o pleito disputado em dezembro D'Alessandro voltaria a vestir a camisa vermelha. Dito e feito. Candidato tornou-se presidente e o argentino retomou o posto mais importante na escalação do time. 
 
Mais do que o expoente técnico do Internacional, o meia de 35 anos é a figura mais relevante entre os atletas. Ídolo da torcida, é o personagem eleito como aquele que proporcionará o resgate do clube. É nele que os aficionados depositam toda esperança de recolocar a clube nos postos mais altos. 
 
O técnico Antonio Carlos Zago concorda sobre a relevância do gringo, mas avisa que não será sempre que ele estará em campo. Devido a idade elevada, é preciso dosar os momentos com e sem sua experiência.
 
"Tem que ter um cuidado especial, até pela idade. Tenho como exemplo aquilo que os treinadores faziam. Teremos que poupar ele de alguns jogos, já conversamos sobre isso. Ele voltou bem fisicamente, porque o jogador até os 30 anos quando vai de férias não faz nada. Depois dos 30, fica mais inteligente e começa a treinar mais nas férias para não sentir tanto a pré-temporada. E o D'Ale foi um dos que menos sentiu. Não ficou fora de treinos. Ele pode fazer a diferença dentro de campo estando bem fisicamente", disse. 
 
Neste sábado, os aficionados poderão ver mais de perto aquele que ergueu tantas taças junto deles. Campeão da Libertadores, Recopa, tantas vezes campeão gaúcho, D'Alessandro está de volta em casa. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X NOVO HAMBURGO
Data e hora: 04/02/2017 (Sábado), às 17h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Anderson Farias
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Mateus Oliveirio Rocha
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Ceará, Ernando, Eduardo e Uendel (Iago); Charles, Seijas (Rodrido Dourado), D'Alessandro e Diego; Roberson e Nico López. 
Técnico: Antonio Carlos Zago
NOVO HAMBURGO: Mateus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Jardel, Julio Abu e Branquinho; João Paulo.
Técnico: Beto Campos