Topo

Inter é denunciado por briga da torcida e pode perder 10 mandos de campo

Torcida do Inter provoca interrupção do jogo em Veranópolis - Reprodução
Torcida do Inter provoca interrupção do jogo em Veranópolis Imagem: Reprodução

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/02/2017 15h17

No início da tarde desta segunda-feira (06), o Internacional foi denunciado no TJD por conta da briga de seus torcedores na estreia do Campeonato Gaúcho, diante do Veranópolis. Incluso no artigo 213, o time vermelho pode perder até 10 mandos de campo. 

A pena por 'deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de jogo, invasão de campo ou local de disputa de evento esportivo ou lançamento de objeto em campo ou local de disputa de evento esportivo' vai de R$ 100 a R$ 100 mil em multa e a perda de 1 a 10 mandos de campo, quando o ocorrido é considerado grave. 

A partir da denúncia será marcado o julgamento que avaliará as ações do Inter para identificar os responsáveis pela briga e também todos os detalhes dos atos dos aficionados. 

A briga foi feia. O jogo entre Inter e Veranópolis era disputado normalmente até que, aos 18 minutos do primeiro tempo, uma briga generalizada entre membros das organizadas Camisa 12 e Popular fez o árbitro Daniel Soder interromper o jogo, que ficou parado por 17 minutos. Eram socos e chutes no início, mas logo um grupo de torcedores saiu do estádio e passou a arremessar pedras do lado de fora para arquibancada. Algumas caíram até no campo. 

As pedras que caíam perto dos torcedores viravam armas entre os que já se agrediam, revelando momentos de tensão de parte a parte. Depois de algum tempo, a Brigada Militar conseguiu conter os ânimos. Quase 50 pessoas foram detidas. 

O Internacional, imediatamente, suspendeu as duas organizadas e trabalha junto ao Ministério Público na identificação dos que participaram dos atos de selvageria. O clube considera a expulsão deles do quadro social, caso sejam sócios, e irá impedir a entrada em jogos do time. 

Caso seja considerado culpado e perca mandos de campo, o Inter precisará cumprir no Campeonato Gaúcho, não tendo tal responsabilidade em partidas da Primeira Liga.