Topo

Há vida sem Douglas? Grêmio inicia fase sem o meia com "vaga aberta"

Renato Gaúcho pode mudar esquema a partir da ausência de Douglas, lesionado - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho pode mudar esquema a partir da ausência de Douglas, lesionado Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/02/2017 11h00

O Grêmio inicia, neste domingo (12), a fase onde terá de se virar sem Douglas. Vítima de rompimento de ligamento do joelho, o meia ficará pelo menos seis meses fora e o impacto no time titular é enorme. Diante do Passo Fundo, Renato Gaúcho começa uma fase de testes para encontrar o substituto. E também aguarda por novidades da diretoria em termos de reforços.

A grave lesão do camisa 10 levou o Grêmio ao mercado. É fato: o clube procura um meia para contratar, para ser o substituto de Douglas.

Carlos Eduardo, 29 anos, foi um dos oferecidos. O meia-atacante do Atlético-MG, revelado no Tricolor, já teve o nome descartado. Enquanto não chega nenhum reforço, Renato trata de dizer que a vaga de Douglas está aberta.

Miller Bolaños, Maxi Rodríguez ou uma mudança de esquema são as principais alternativas do momento. O equatoriano é elogiado, mas não tem garantia de que vai começar na função já na terceira rodada do Gauchão.

“Pode ser ele (Bolaños), mas pode não ser. Não vou dar o time, tanto que fechei o treino. O time que vai enfrentar o Passo Fundo vocês só vão conhecer 45 minutos antes da partida”, disse Renato. “O substituto do Douglas está em aberto. Alguns vão receber oportunidade e cabe a eles mostrar”, comentou ainda.

A ideia do Grêmio é definir rápido o caso. Se houver contratação, será de um jogador que possa chegar e atuar de pronto. Se a solução for caseira, também será construída logo. O plano consiste em montar o time e partir para entrosamento e adaptações o quanto antes.

Neste domingo, Douglas não é o único desfalque. Walter Kannemann e Pedro Rocha foram vetados pelos médicos. Rafael Thyere é o ficha um para a vaga na zaga, mas o substituto do camisa 32 dá margem para outros testes e variações de esquema.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PASSO FUNDO

Data e hora: 12/02/2017, às 17h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Globo (somente para o RS)
Árbitro: Eleno Todeschini
Auxiliares: Maurício Coelho Penna e Luiza Reis

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo (Léo Moura), Geromel, Rafael Thyere e Marcelo Oliveira; Jailson (Michel), Maicon, Ramiro, Miller Bolaños (Maxi Rodríguez), Everton (Luan/Fernandinho); Luan (Jael)
Técnico: Renato Gaúcho.

PASSO FUNDO: Fernando Jr; Sosa, Rodolfo Mól, Gustavo Miranda e Xaro; Jessé, Possebon, Maicon, Gênesis e Mikael; Saldanha
Técnico: Paulo Porto