Topo

Como o Gre-Nal pode afetar o Inter na partida contra o Brasil de Pelotas

D"Alessandro não vai enfrentar o Brasil de Pelotas pensando no Gre-Nal - Ricardo Duarte/Internacional
D'Alessandro não vai enfrentar o Brasil de Pelotas pensando no Gre-Nal Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2017 04h00

O Internacional entra em campo neste sábado a partir das 19h30 (de Brasília) para pegar o Brasil de Pelotas. Mas engana-se quem pensa que apenas este jogo estará na cabeça do time vermelho. Precisando recuperar-se no Gauchão, o duelo será também influenciado pelo clássico Gre-Nal do próximo final de semana. 
 
O primeiro reflexo da importância do jogo seguinte é a ausência de D'Alessandro. Após sofrer uma pancada na partida diante do Oeste, quarta-feira, o gringo realizou exames nesta quinta, em Porto Alegre. Não houve lesão constatada, mas será preservado do duelo com o rubro-negro. 
 
E não apenas como cautela para uma eventual lesão, mas porque ele tem dois cartões amarelos no Campeonato Gaúcho e caso recebesse o terceiro, perderia o duelo com o tradicional adversário. Anselmo, que é reserva, também está pendurado. 
 

Pressão psicológica e lugar no time

 
O Gre-Nal também exerce pressão psicológica sobre o elenco do Inter para o jogo contra o Brasil de Pelotas. Se não vencer o time da zona sul do Estado, o Colorado tem boas chances de entrar em campo contra o Grêmio, no próximo sábado, na zona de rebaixamento do Gauchão. Precisa, de qualquer forma, ganhar para não seguir atrás da primeira vitória contra um rival muito mais forte. 
 
E a sequência de compromissos ainda se apresenta mais complicada. Depois do Grêmio, o Inter terá pela frente o Juventude em Caxias do Sul, jogo em que tradicionalmente há muita dificuldade. 
 
Além disso, as frequentes trocas no time deixam o elenco apreensivo. A briga pela sequência como titular também será evidente. Os que começam jogando esperam manter-se para o primeiro compromisso contra o Grêmio na temporada 2017. 
 

Clássico como resgate da autoestima

 
Enquanto isso, o Gre-Nal significa o resgate da autoestima do Inter. Rebaixado à segunda divisão e com o Grêmio campeão da Copa do Brasil do ano passado, os colorados se encontram totalmente inferiorizados na rivalidade gaúcha. Para equilibrar as coisas, acreditam que uma eventual vitória no clássico é fundamental. 
 
Também por isso, mesmo com compromisso diante do Brasil de Pelotas, a cabeça estará totalmente focada para o fim de semana seguinte. E o Gre-Nal estará mais presente do que nunca em sua partida de véspera. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X BRASIL DE PELOTAS
Data e hora: 25/02/2017 (Sábado), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Vinícius Amaral
Auxiliares: Maurício Silva Penna e Luiza Reis
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Alemão, Léo Ortiz, Paulão e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Charles, Uendel e Seijas; Nico López e Carlos. 
Técnico: Antonio Carlos Zago
BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Eder Sciola, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Nem, Aloísio e Marcinho (Jean Silva); Gustavo Papa.
Técnico: Rogério Zimmermann