Topo

Como Grêmio e Inter tentaram esconder suas armas para o clássico Gre-Nal

Inter reservou todos os quartos de hotel em Viamão para aumentar privacidade - Alexandre Lops/AI Inter
Inter reservou todos os quartos de hotel em Viamão para aumentar privacidade Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/03/2017 10h00

Indicar o time que joga ou mesmo os relacionados é proibido em clássico Gre-Nal. Mostrar a maneira que sua equipe irá atuar ou avaliar longamente o adversário também. Sequer dar qualquer indício do que será feito é tudo que Inter e Grêmio não querem. Por isso a semana foi marcada por situações inusitadas que fogem à regra das equipes de Porto Alegre. 
 
Começou com o Colorado levando seus treinos para outra cidade. Com o CT Parque Gigante sendo totalmente aberto, seria impossível fechar treinamentos ali. Sem intenção de utilizar o Beira-Rio para preservar o gramado, o time vermelho levou suas duas últimas atividades para o hotel Vila Ventura, em Viamão, na região metropolitana. 
 
O local é de difícil acesso, isolado do centro da cidade. Impossível de ser observado por qualquer penetra, seja ele da imprensa ou do rival. E no primeiro trabalho, quinta-feira, nem mesmo entrevista coletiva foi realizada por lá. O segundo teve o aquecimento aberto para realização de imagens. 
 
O Colorado optou por concentrar lá, em vez do hotel que habitualmente usa em Porto Alegre. Reservou todos os quartos do resort e fechou as portas para imprensa, que tradicionalmente mantém jornalistas no hotel que serve de concentração no dia do clássico. Apenas o deslocamento, a partir das 16h, poderá ser acompanhado. 
 
O Grêmio utilizou seu Centro de Treinamentos para todas as atividades. Em Porto Alegre, mas também distante da região central, o local foi adaptado para trabalhos com portas fechadas. A imprensa, em tal situação, entra e é encaminhada rapidamente para a sala de conferências, cujas janelas não são em direção ao campo. Muro alto e revestimento em azul impedem a observação de curiosos do lado de fora. 
 
Também foram duas atividades com a parte principal sob sigilo. Quando os repórteres foram autorizados a entrar, em nenhum momento todos os considerados titulares estavam presentes no campo. 
 

D'Alessandro e Barrios

Entre as dúvidas mais fortes estão as presenças de D'Alessandro no Inter e Barrios no Grêmio. O colorado passou por exames de imagem na última semana. Sentia dores musculares no adutor da coxa direita ainda reflexo da partida diante do Oeste-SP pela Copa do Brasil. Não participou de nenhum treinamento que pôde ser acompanhado pela mídia. 
 
Já o gremista dependia da publicação de seu contrato no BID para estar apto. Tal barreira foi vencida na quinta-feira. Mas ainda assim não tem presença certa porque treinou apenas três vezes com os companheiros. Não conhece o sistema de jogo ou mesmo tem entrosamento com os colegas novos. 
 
Além deles ainda há situações incertas como a presença de William no Internacional e a utilização de Maicon no Grêmio. E não houve indício algum durante a semana. 
 

Listas de relacionados

O Internacional costuma divulgar a lista de relacionados apenas na data das partidas. Por isso, não revelar quais atletas estão à disposição de Antonio Carlos Zago na sexta-feira não pode ser considerado estratégia para o clássico. 
 
Já o Grêmio tem por determinação que na véspera do jogo os relacionados tenham nomes entregues à imprensa. Cumpriu o protocolo nesta sexta e informou quem está disponível, mas como são 23 jogadores, tal lista não ajudou em nada na montagem do time. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL
Data e hora: 04/03/2017 (Sábado), às 18h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e José Eduardo Calza
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Kannemann, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon, Ramiro, Bolaños e Luan; Lucas Barrios. 
Técnico: Renato Gaúcho
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William (Junio), Paulão, Léo Ortiz e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Charles, Uendel e D'Alessandro (Roberson); Carlos e Brenner. 
Técnico: Antonio Carlos Zago