Topo

Inter e Juventude esquecem rivalidade e se enfrentam como 'parceiros'

Antônio Carlos Zago trocou o Juventude pelo Internacional no começo deste ano - Ricardo Duarte/Divulgação SCI
Antônio Carlos Zago trocou o Juventude pelo Internacional no começo deste ano Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SCI

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/03/2017 04h00

Internacional e Juventude se enfrentam neste domingo às 16h (de Brasília) no Alfredo Jaconi. Mas se engana quem vê no jogo os 'clássicos' que ocorriam nos anos 1990. Antes inimigos em campo, alviverdes e colorados hoje se encontram mais como 'parceiros'. 

Muito por força do que houve entre o fim do ano passado e começo deste. O Juventude jamais se postou contrário a liberação de atletas e até do técnico Antonio Carlos ao Internacional. Facilitou a negociação de Brenner, Roberson, Klaus e aceitou normalmente a saída de Zago. 
 
Ao mesmo tempo, o Inter está disposto a negociar atletas que não vem atuando com o Ju. Andrigo e Eduardo encabeçam a lista dos que, se acontecer acerto salarial, podem trocar o Beira-Rio pelo Alfredo Jaconi. Taiberson, por exemplo, já tomou este destino. 
 
"Não escondo que tenho um carinho especial pelo Juventude. Me abriu as portas quando voltei da Europa. Vai ser um jogo diferente. Mas hoje eu visto vermelho e vou fazer de tudo para conquistarmos a vitória", disse o técnico Antonio Carlos Zago. 
 
O último duelo entre Internacional e Juventude foi a final do Campeonato Gaúcho do ano passado. O Colorado venceu os dois jogos. 
 

Rivalidade no passado

Nos anos 1990, Internacional e Juventude era sinônimo de rivalidade. O chamado 'clássico Juvenal' se fortaleceu a partir de bons resultados que a equipe da serra teve contra o Colorado. Foi campeã do Gauchão de 1998 exatamente sobre o Inter. Era considerado 'touca' da equipe vermelha. 
 
O Internacional retomou o comando dos duelos depois do ano 2000. Em 2008 venceu o Gauchão ao bater o Ju por 8 a 1. Em 2012 aplicou 7 a 0 também pelo Estadual contra o mesmo adversário. 
 
Em 2013, o Inter ficou sem poder utilzar o Beira-Rio, que passava por reforma. Optou por não pedir o Alfredo Jaconi e mandou suas partidas no estádio Centenário, do Caxias, rival do Ju. 
 
Mas atualmente o clima é totalmente o contrário. A relação entre Internacional e Juventude se torna cada vez mais forte e os resquícios da rivalidade ficaram para trás.
 
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X INTERNACIONAL

Data e hora: 12/03/2017 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão: Globo (somente para o RS) e PPV
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: Rafael Alves e Leirson Martins

JUVENTUDE: Douglas; Vidal, Rafael, Vinicius e Pará; Wanderson, Sananduva, Bruno Ribeiro, Taiberson e Caprini; Caion
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Paulão e Iago; Rodrigo Dourado, Charles, Uendel e Roberson; Nico López e Brenner
Técnico: Antônio Carlos Zago