Topo

La Gata, Barrios e tabela. O que motiva o Grêmio contra o Brasil-PEL

Lucas Barrios pode fazer primeiro jogo como titular do Grêmio nesta quarta-feira - Lucas Uebel/Grêmio
Lucas Barrios pode fazer primeiro jogo como titular do Grêmio nesta quarta-feira Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/03/2017 11h00

O Grêmio enfrenta o Brasil de Pelotas nesta quarta-feira (15), às 19h30 (Brasília), com força máxima e um punhado de motivos para correr. O jogo fora de casa pode marcar a estreia de Gastón Fernández, a primeira vez de Lucas Barrios como titular e também um pulo na tabela de classificação do Gauchão.

A partida fecha a sétima rodada do estadual e ocorre depois das demais justamente por pedido do Grêmio, que não queria atuar pouco tempo depois da estreia na Libertadores. Com a nova data, o clube conseguirá usar titulares.

O jogo diante do Xavante poderá deixar o Grêmio quatro pontos atrás do Novo Hamburgo, líder do Campeonato Gaúcho. A meta do Tricolor é garantir logo vaga entre os quatro melhores da primeira fase. Assim, assegura também a vantagem de jogar em casa as partidas eliminatórias diante dos demais classificados.

Além da tabela, o Grêmio tem outras duas motivações em Pelotas. Uma delas é a possibilidade de Lucas Barrios aparecer como titular pela primeira vez. O centroavante estreou diante do Inter e também atuou ante o Zamora-VEN. Mas em ambas começou no banco e entrou no segundo tempo.

Outro estrangeiro também pode ter uma primeira vez: Gastón Fernández, apresentado oficialmente na terça-feira, foi inscrito no Gauchão e relacionado para a viagem. Provavelmente será usado depois do intervalo. Com a camisa 10 às costas, ele surge como nova opção para vaga de Douglas, em recuperação de cirurgia no joelho.

Com as novas peças, o Grêmio também pode correr atrás de outra meta: dar ritmo e entrosamento ao time. A formação atual foi montada por contingência e ainda deverá mudar bastante, com a volta de lesionados e entrada de reforços. Mas ainda assim, jogar é vital.

“Acredito que essa sequência no Gauchão vai nos dar qualidade não só fisicamente, mas tecnicamente também para a Libertadores. E aos poucos vamos ganhar corpo como equipe também. Quando voltar a Libertadores vamos estar preparados”, comentou Pedro Rocha.

FICHA TÉCNICA
BRASIL-PEL X GRÊMIO

Data e hora: 15/03/2017 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Fabrício Lima Bassegio e Mateus Olivério Rocha

BRASIL-PEL: Eduardo Martini; Éder Sciola, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Galiardo, João Afonso, Nem, Lenílson e Marcinho; Gustavo Papa
Técnico: Rogério Zimermann

GRÊMIO: Grohe; Léo Moura, Thyere, Kannemann e M. Oliveira; Jaílson (Barrios), Michel, Ramiro, Miller e Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Gaúcho