Topo

Ramiro marca, mas Grêmio falha pelo alto e empata com Brasil-PEL

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

15/03/2017 21h27

Quem esperava por gols de Lucas Barrios ou Gastón Fernández viu Ramiro marcar de novo (pela terceira vez no ano). Nesta quarta-feira (15), o Grêmio controlou o jogo e saiu na frente do Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, mas não venceu. Com uma falha de marcação na bola aérea, o Tricolor cedeu empate em complemento da sétima rodada do Gauchão.

O resultado deixa o Grêmio na condição de vice-líder do estadual por pontos, empatado com o Caxias, e atrás do Novo Hamburgo.

A partida não marcou a estreia de La Gata Fernández, relacionado pela primeira vez. E também não rendeu a titularidade a Lucas Barrios. Os dois estrangeiros começaram no banco, com a manutenção do time que venceu o Zamora FC na estreia da Libertadores. Somente Barrios entrou e não ajudou o Grêmio a acertar o pé para vencer.

Quem foi bem: Ramiro esbanja intensidade e faz gol

O gol de Ramiro é um bom exemplo da atuação dele no estádio Bento Freitas. Intenso, o camisa 17 ajudou bastante na fase ofensiva e também colaborou na marcação. No lance que abriu o placar, ele insistiu até o fim e bloqueou um chute da defesa. Ao voltar, desviou em Cirilo e liquidou Eduardo Martini - que deixava o gol e foi pego no contrapé. No final do jogo, Ramiro ainda jogou como volante depois da entrada de Fernandinho no lugar de Jaílson.

Quem foi mal: Luan fica mais longe do gol e rende menos

Com a movimentação de Miller Bolaños e Pedro Rocha, Luan ficou mais longe do gol adversário e decepcionou. Em uma zona mais povoada, o camisa 7 teve dificuldade para driblar e avançar. Mesmo assim, conseguiu uma finalização perigosa ainda no primeiro tempo, em chute de longe e que obrigou a defesa difícil do goleiro.

Léo vira titular em cima da hora e escapa de frango

Léo, 21 anos, foi titular do Grêmio em Pelotas e ficou sabendo disso minutos antes da bola rolar. Marcelo Grohe sentiu desconforto muscular na coxa durante o aquecimento e foi preservado. Com a bola rolando, o goleiro substituto fez boas intervenções e escapou de um frango no primeiro tempo. Em chute rasteiro, ele se abaixo e foi encaixar a bola. Ela passou por entre os braços e as pernas. Mas sem força, não foi longe. A proximidade com a linha do gol é que aumentou o susto na jogada.

Grêmio usa infiltrações e Léo Moura agudo

Léo Moura, do Grêmio, durante jogo contra o Brasil - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O Grêmio fez um jogo de circulação de bola, sem ser tão vertical no ataque, e apostando bastante nas infiltrações. A flutuação de Pedro Rocha, Miller Bolaños e Luan ganhou a companhia de Ramiro e Léo Moura. Além da movimentação intensa, as tabelas renderam boas chances. No segundo tempo, com Barrios na vaga de Pedro Rocha, o expediente mudou e as jogadas de linha de fundo ficaram mais constantes. Com Léo Moura apoiando muito.

No final do duelo, com Everton na vaga de Luan, o Grêmio ganhou ainda mais vitória pessoal. Acertou a trave. Teve volume. Mas seguiu pecando na pontaria para vencer o jogo.

Xavante joga na força e pelo alto

O Xavante seguiu a sua proposta: ser reativo e explorar bastante o jogo físico e de bola aérea. Com essa ideia, conseguiu quase 20 minutos de jogo sem nenhuma chance. Nada ofensivo nos dois lados. Depois do gol, se soltou um pouco mais e conseguiu empatar justamente em escanteio. As chances foram muito raras nos dois tempos do duelo.

FICHA TÉCNICA
BRASIL-PEL 1 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 15/03/2017 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Fabrício Lima Bassegio e Mateus Olivério Rocha
Cartões amarelos: Cirilo, Wender (BRA); Bolaños (GRE)
Gols: Ramiro, aos 23 minutos do primeiro tempo (GRE); Gustavo Papa, aos 32 minutos do primeiro tempo (BRA)

BRASIL-PEL: Martini; Wender, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Galiardo, João Afonso, Nem e Márcio; Lenílson (Éder Sciola) e Gustavo Papa
Técnico: Rogério Zimermann

GRÊMIO: Léo; Léo Moura, Kannemann, Thyere e Marcelo Oliveira; Jaílson (Fernandinho), Michel, Ramiro, Miller Bolaños e Pedro Rocha (Lucas Barrios); Luan (Everton)
Técnico: Renato Gaúcho