Topo

Nona rodada do Gauchão vale taça que poderia já ser do Inter. Entenda

Inter B conquistou a Supercopa Gaúcha de 2016, o A levou o Gauchão do mesmo ano - Divulgação Internacional
Inter B conquistou a Supercopa Gaúcha de 2016, o A levou o Gauchão do mesmo ano Imagem: Divulgação Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2017 04h00

Nesta quarta-feira (22), o Internacional entra em campo contra o Ypiranga, em Erechim, às 19h30 (de Brasília) em partida válida pela nona rodada do Campeonato Gaúcho. Mas não será apenas mais três pontos em disputa. A Recopa Gaúcha também estará em jogo no mesmo embate. A taça é disputada todos os anos entre o vencedor do Gauchão e o campeão da Supercopa Gaúcha, mas nesta temporada tem uma peculiaridade. Ambos os títulos foram conquistados pelo Colorado. 

Contra o Juventude, em 8 de maio, o Internacional conquistou o segundo título da temporada 2016. Foi campeão gaúcho pela sexta vez consecutiva. O feito da equipe principal daria vaga para a disputa do bicampeonato da Recopa Gaúcha (o Inter tinha conquistado o torneio ao bater o São José, em fevereiro), diante do vencedor da Supercopa, jogada no segundo semestre. 
 
E enquanto o time de cima tentava evitar o rebaixamento na Série A, o Inter B entrou em campo na Supercopa. Ao contrário do elenco mais badalado, longe dos holofotes, a equipe comandada por Ricardo Cobalchini ergueu a outra taça. Em 20 de novembro, ao bater o Ypiranga de virada por 2 a 1, gols de Bruno José e André, o título foi celebrado pelos poucos presentes no Beira-Rio. Do elenco atual do Inter, Junio, Charles, Diego, Mossoró e Brenner estiveram naquela final. 
 
Ou seja, o título da Recopa de 2017 poderia naturalmente já ser do Internacional, pois ergueu as duas taças. Mas por compromissos comerciais, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) precisa realizar a partida, que vale pelo Gauchão e também para decidir o torneio. Desta forma, elegeu o Ypiranga - vice-campeão - como adversário do Inter. 
 
"Temos que ir para ganhar, estamos nos preparando para ganhar. Sabemos que a torcida estará presente, tem muitos torcedores do Inter em Erechim. Será uma partida difícil, mas vale uma taça. É uma Recopa, mais uma. Não é um título importantíssimo, de expressão, mas quando vale uma taça, sempre é algo a mais. Temos que nos preparar para encarar um Ypiranga muito forte", disse o capitão do Inter, D'Alessandro. 
 
Na classificação do Gaúcho o jogo significa três pontos. Ao Inter pode ser a manutenção na linha de classificação para a próxima fase. Ao Ypiranga, deixar a zona de rebaixamento.
 
FICHA TÉCNICA
YPIRANGA X INTERNACIONAL
Data e hora: 22/03/2017 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Fabrício Lima Baseggio e Mateus Olivério Rocha
YPIRANGA: Carlão; Márcio, Negretti, Wagner e Gabriel; Jackson, Eder, Araújo, Maycon e Kaio Wilker; Talles Cunha. 
Técnico: Guilherme Macuglia
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão (Cuesta), Léo Ortiz e Uendel; Rodrigo Dourado, Charles, Seijas (Anselmo) e D'Alessandro; Nico López e Brenner. 
Técnico: Antonio Carlos Zago