Topo

Classificação ou desespero? Inter luta contra primeira pressão no Estadual

Nico López tentará adiantar classificação do Inter em duelo contra o São José (RS) - Ricardo Duarte/Inter
Nico López tentará adiantar classificação do Inter em duelo contra o São José (RS) Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2017 04h00

Na corda bamba desde o início do Estadual, o fim da primeira fase dá ao Inter dois cenários distintos para o jogo deste domingo (26) às 16h (de Brasília) no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Vencer pode valer a classificação para as quartas de final. Outro resultado a pressão de atuar na última rodada sob ameaça de eliminação precoce. 

O Colorado entra em campo com 11 pontos na tabela, em oitavo, último na linha de classificação. Mas tem apenas duas vitórias, primeiro critério de desempate. Ganhando chega aos 14, e contando com tropeços de Ypiranga, Brasil de Pelotas e São Paulo-RS, estaria matematicamente na fase seguinte. Agora, empatando ou perdendo dependerá do confronto da próxima quarta, diante do Cruzeiro-RS. 
 
Ser eliminado na primeira fase do Gauchão significaria um revés gigantesco ao clube que conhecerá a Série B do Brasileiro no segundo semestre deste ano. Há 10 anos que isso não ocorre. Barraria, ainda, o sonho de repetir a marca histórica de sete títulos seguidos no campeonato. E, por óbvio, marcaria negativamente o início de uma temporada que precisa ser de recuperação. 
 
Não depender da última rodada, ou entrar nela em larga vantagem, significa aliviar o apelo psicológico ao grupo que ainda sofre reflexos do rebaixamento. O técnico Antonio Carlos Zago não cansa de sublinhar que o ocorrido no Brasileirão de 2016 perturba o ambiente até hoje. 
 
"Uma equipe que teve o rebaixamento. Não é desculpa, mas contribui para que não apresente o futebol esperado por todos, inclusive pelo treinador. É uma equipe em reconstrução, não tenho porque esconder", disse na última sexta-feira. 
 
Em campo a principal dúvida é na defesa. O treinamento fechado do sábado não indicou o time que começa atuando. Léo Ortiz e Paulão disputam o posto ao lado de Victor Cuesta. Rodrigo Dourado, suspenso, dá lugar a Anselmo. Charles retoma posto no meio e Roberson ou Valdívia jogarão no trio ofensivo. 
 
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ-RS X INTERNACIONAL
Data e hora: 26/03/2017 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Transmissão na TV: RBS TV
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: Lúcio Flor e André da Silva Bittencourt
SÃO JOSÉ: Fábio; Bindé, Claudinho, Wagner e Dudu; Alberto, Felipe Guedes, Clayton e Márcio Jonatan; Rafinha e Paulinho.
Técnico: China Balbino
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz (Paulão), Cuesta e Uendel; Anselmo, Charles e D'Alessandro; Roberson (Valdívia), Nico López e Brenner. 
Técnico: Antonio Carlos Zago