Topo

Evitar Gre-Nal e decidir em casa: o que vale a última rodada para o Inter

Internacional depende de vitória e resultado paralelo para ficar em quarto lugar - VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Internacional depende de vitória e resultado paralelo para ficar em quarto lugar Imagem: VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2017 04h00

Classificado, o Inter entra em campo nesta quarta-feira (29) com dois objetivos: escapar de um clássico Gre-Nal prematuro e conseguir um posto entre os quatro primeiros da classificação. Para isso, basta vencer o Cruzeiro por dois ou mais gols de diferença a partir das 21h45 (de Brasília), em Bento Gonçalves. 

O jogo foi motivo de muita polêmica. Punido com a perda de dois mandos de campo devido a briga entre duas organizadas na primeira rodada do Estadual, em Veranópolis, o Colorado acreditava que poderia atuar no Beira-Rio pois entrou com embargos declaratórios na decisão do Pleno do TJD-RS. No entanto, a Federação Gaúcha de Futebol, atentendo o Tribunal, forçou o clube a mudar de planos. 
 
Ainda na segunda-feira, um pedido de efeito suspensivo foi protocolado no STJD. Sem resposta, a partida será realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. 
 
O Colorado pode atingir os dois objetivos ao mesmo tempo. Mesmo que o discurso publicamente seja de 'não escolher adversário', é consenso no clube que enfrentar o Grêmio nas quartas de final não é o ideal. Até porque o time anda está em formação e o nível de atuação oscila bastante. 
 
Para evitar o Tricolor e ainda garantir o jogos de volta das quartas em casa basta ganhar e contar com um tropeço do Veranópolis, que enfrenta o Novo Hamburgo em casa. Desta forma, o Colorado atinge os 14 pontos na tabela, com o mesmo número de vitórias do Cruzeiro e se torna quarto colocado no saldo de gols. É possível até ser terceiro, mas a vitória teria que ser por goleada e contar com uma derrota do Grêmio para o São Paulo-RS. 
 
Em caso de empate ou derrota, o Inter terá boas chances de encarar o tradicional adversário na próxima fase. O escalonamento das quartas do Gauchão prevê primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo, terceiro contra sexto, quarto contra quinto. Sendo assim, espelhar a posição gremista é totalmente possível. Antes da rodada final o Tricolor é terceiro e o Colorado sexto. 
 
"Seria legal, acho que todo mundo pensa assim, um Gre-Nal na final. Se for antes, nas quartas ou na semi, não importa. Mas seria melhor na final", disse o volante Anselmo. 
 

Adversário também classificado

O Cruzeiro conseguiu a classificação à próxima fase do Gauchão na última rodada. Tranquilo, o time azul e branco irá apenas definir qual enfrentamento terá. Ocupa atualmente a quarta posição, mas é ameaçado por Inter e Veranópolis. Sem Reinaldo, lesionado, e com dúvida sobre o retorno de Cauã, a equipe é considerada a melhor formada pelo clube desde o retorno para Série A do Gaúcho, em 2011. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CRUZEIRO-RS
 
Data e hora: 29/03/2017 (quarta-feira) às 21h45 (de Brasília)
Local: estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Maíra Mastella Moreira
 
INTERNACIONAL
Danilo Fernandes; William, Paulão, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Anselmo e D'Alessandro; Roberson, Nico López (Valdívia) e Brenner. 
Técnico: Antonio Carlos Zago
 
CRUZEIRO-RS
Deivity; John Lennon, Dão, Vladimir e Sander; Ben-Hur (Cauã), Ronaldo, Lucas Martins e William Koslovski; Tiago Alagoano e Lucão. 
Técnico: Ben Hur Pereira