Topo

As três armas do Grêmio para evitar uma zebra contra o Veranópolis

Grêmio abre sua participação nas quartas de final fora de casa, neste domingo - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio abre sua participação nas quartas de final fora de casa, neste domingo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/04/2017 04h00

O Grêmio abre sua participação nas quartas de final do Gauchão neste domingo (2) baseado em três ideias para evitar uma zebra. Para encarar o Veranópolis, time contra o qual empatou o jogo da fase de classificação dentro da Arena, o Tricolor usa os confrontos da Copa do Brasil do ano passado como exemplo. Daquelas partidas, o plano é extrair concentração e estratégia.

A estratégia de jogar bem no primeiro duelo. A concentração para evitar erros coletivos e individuais. E o respeito ao adversário e ao jogo, para não baixar a guarda antes do fim.

Começar em vantagem

“A gente sabe que se conseguir um placar bom lá, as coisas ficam mais fáceis”, disse Pedro Rocha.

O atacante, herói na final diante do Atlético-MG justamente por marcar dois gols no jogo em Belo Horizonte, sintetiza o discurso empregado por Renato Gaúcho no vestiário. O Grêmio deseja voltar da Serra Gaúcha com algum tipo de vantagem diante do “VEC”.

“Agora é a hora da verdade. Se você vacilar, já era. Não tem como recuperar. Agora são dois jogos e é preciso ter concentração muito boa. Principalmente no primeiro jogo, temos como exemplo a Copa do Brasil do ano passado. Jogamos aquele mata-mata dessa maneira, o grupo está bem ciente. O Renato frisa bastante isso”, revelou Maicon, o capitão do time.

Em 2016, o Grêmio realmente usou essa estratégia com sucesso. Eliminou Atlético-PR, Cruzeiro e venceu o Galo na decisão ganhando a primeira partida. Somente contra o Palmeiras o mando botou o Tricolor atuando em Porto Alegre na abertura do duelo. E houve vitória e vantagem na bagagem para o segundo compromisso, em São Paulo.

Concentração

"São dois jogos e temos que saber jogar esses jogos de mata-mata. Temos que manter nosso ritmo, começar com intensidade mesmo fora de casa e ficar concentrado", opinou Pedro Rocha. "A gente sabe que nosso grupo é capaz, claro que uma hora ou outra tem oscilação, mas o nosso nível é alto e com concentração podemos jogar bem”, sentenciou Maicon.

O termo concentração não é citado tantas vezes à toa. No empate com o Veranópolis, válido pela oitava rodada da primeira fase do Estadual, o Grêmio saiu atrás do placar. E internamente o gol sofrido é atribuído a uma falha de atenção do time. Uma bola longa entrou às costas de Léo Moura e a marcação deu espaço para que Gustavo chutasse e vencesse Léo, com direito a erro do goleiro reserva na hora de saltar e espalmar a finalização.

“Naquele primeiro jogo ali foi um erro de marcação, deixamos eles saírem jogando facilmente. A gente treinou isso”, resumiu Pedro Rocha.

Foco até o fim

Um empate obtido quase na última bola é um exemplo que o Grêmio leva consigo. Depois de arrancar um ponto contra o Novo Hamburgo, fora de casa, o Tricolor fala em seguir atento até o apito final. No estádio Antônio David Farina, em Veranópolis, isso também será usado.

“Vamos enfrentar um adversário qualificado, mas não podemos fugir da nossa característica. O grupo já tem o gosto de enfrentar jogos assim. Humildade, mas chegando lá para se impor. Camisa não ganha jogo e o momento é que ganha jogo”, indicou Maicon

FICHA TÉCNICA

VERANÓPOLIS X GRÊMIO

Data e hora: 02/04/2017 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Antônio David Farina, em Veranópolis (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: José Eduardo Calza e Mateus Olivério Rocha

VERANÓPOLIS: Reynaldo; Vinícius Bovi, Douglas, Zé Roberto e Jadson; Jonatan Lima, Mateus Santana, Eduardinho e Athos; Jean Carlos e Keké (Gustavo)
Técnico: Tiago Nunes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira;Ramiro, Michel, Léo Moura, Miller Bolaños e Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Portaluppi