Topo

Grêmio estipula metas para esquecer vantagem e confirmar vaga na semi

Grêmio usará força máxima contra o Veranópolis. Mesmo após vencer fora por 2 a 0 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio usará força máxima contra o Veranópolis. Mesmo após vencer fora por 2 a 0 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/04/2017 04h00

O Grêmio tem uma vantagem confortável na briga por uma vaga na semifinal do Gauchão, mas entra em campo neste sábado (8) precavido. Para carimbar classificação, o Tricolor tem metas estipuladas por Renato Gaúcho com a missão de não perder o foco. A lista de objetivos engloba desde o desempenho até o lado físico da equipe.

No jogo de ida, em Veranópolis, o Grêmio venceu por 2 a 0. Com isso, pode até perder por 1 a 0 que segue no Campeonato Gaúcho.

Foco no jogo

Apesar da vantagem, o Grêmio não quer saber de jogar com o ‘regulamento debaixo do braço’. Em casa, o time já ouviu que tem obrigação de vencer e produzir. O pedido também deixa o time com a missão de manter o foco no agora, esquecendo o duelo de terça-feira. No dia 11, o Grêmio recebe o Deportes Iquique-CHI pela Copa Libertadores. Tudo que Renato quer evitar é acomodação diante do Veranópolis por conta da cabeça no jogo seguinte.

“Temos de pensar no Campeonato Gaúcho. Vamos com o que temos de melhor. Depois da partida com o Veranópolis a gente começa a pensar no jogo de terça. Volto a repetir, temos uma boa vantagem, mas não estamos classificados. Falei aos jogadores que o pensamento está todo voltado ao jogo com o Veranópolis”, disse Renato Gaúcho.

Classificação geral

Ganhar não é simplesmente vencer. Se bater o Veranópolis outra vez, o Grêmio somará mais três pontos na classificação geral do Gauchão. A conta ajuda o clube a ter o mando de campo nas próximas fases, se não enfrentar Novo Hamburgo, Caxias e Cruzeiro-RS.

“Eu falei para eles esquecerem nossa vantagem, a gente precisa da vitória. A gente precisa dos três pontos para o somatório do campeonato. Então falei para dar importância ao jogo e buscar a vitória. Não pense que alguém vai entrar pensando na terça-feira. Eu já deixei claro: se não correr, vai sair. O recado foi dado. Fui bem claro”, comentou o treinador.

Ritmo de jogo

O Grêmio usou reservas contra o América-MG, em jogo da Primeira Liga, e até poderia preservar titular contra o Veranópolis. Em casa, defendendo uma vantagem de dois gols obtida como visitante. Mas além do foco e da pontuação geral, a comissão técnica quer outra coisa.

Com força máxima, o Grêmio também manda um recado de que deseja ter o time titular com ritmo de jogo. A sequência deve ser compensada com cargas de trabalho menores nos próximos dias. Sem tanto treino com desgaste físico, o Tricolor valoriza o jogo no campo.

Pontaria

Depois de tantas metas com ligação a várias outras áreas, uma surgiu diretamente relacionada ao campo. Contra o Veranópolis o Grêmio tem a missão de melhorar suas finalizações. A partida na Serra, domingo passado, foi citada para cobrar mais esmero e qualidade nos chutes.

“O principal objetivo nosso, e aquilo que tenho falado com os homens de ataque, é que precisamos aproveitar melhor as chances. Matar o jogo. Erramos muitos gols que não poderíamos ter errado no último jogo. Esse é o tema que mais cobro, ter mais tranquilidade para fazer os gols. Gol é muito importante, principalmente nessas regras do campeonato. É sobre isso que temos falado bastante”, afirmou Renato.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X VERANÓPOLIS

Data e hora: 08/04/2017 (sábado), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Maurício Penna e Tiago Diel

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Ramiro, Michel, Lé Moura, Miller Bolaños e Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Gaúcho

VERANÓPOLIS: Reynaldo; Vinícius Bovi, Zé Roberto, Douglas e Jadson; Jonatan Lima, Eduardinho, Mateus Santana, Athos e Keke; Jean Carlos
Técnico: Tiago Nunes