Topo

Grêmio larga na frente, mas cede empate e deixa semifinal aberta

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2017 17h54

O Grêmio não conseguiu fazer valer o mando de campo e marcou passo no primeiro jogo da semifinal do Gauchão. Neste domingo (16), o Tricolor empatou com o Novo Hamburgo em 1 a 1, gols de Ramiro e Juninho. A atuação foi discreta e no final, quase rendeu derrota. O placar não foi pior graças a trave e rebote para fora.

Com o empate, o Grêmio precisa vencer o Novo Hamburgo fora de casa para chegar à final. O time de Renato Gaúcho também avança se empatar por dois ou mais gols no próximo domingo, às 19h (Brasília), no estádio do Vale.

Quem foi bem: Ramiro

Em um jogo onde o ataque produziu muito pouco e por vezes foi disperso, Ramiro fez a diferença. O camisa 17 apareceu na área, deu carrinho e conseguiu marcar o gol diante de tanta inoperância ofensiva.

Quem decepcionou: Léo Moura e Pedro Rocha

O camisa 88 foi discreto, sem colaborar tanto na parte ofensiva, e com alguns erros de posicionamento e passe. A atuação abaixo da média fez ele ser o primeiro sacado por Renato Gaúcho. Já Pedro Rocha voltou a falhar na pontaria e foi apagado no geral.

Grêmio gira, gira e chega pouco

O Grêmio fechou o primeiro tempo com mais de 60% da posse de bola, mas apenas duas chances claras de gol e sem a vantagem no placar. O motivo: a marcação do Novo Hamburgo e a falta de sincronia no setor ofensivo.

Pedro Rocha, Miller Bolaños e Luan rodaram, como já virou rotina, mas não encaixaram essa flutuação a ponto de gerar superioridade ou abrir espaço para avanço na área adversária.

No começo da etapa final o Grêmio conseguiu furar a retranca com uma jogada atípica no duelo. Marcelo Oliveira entrou na área e foi até a linha de fundo. O cruzamento encontrou Ramiro, do outro lado, que apareceu após inversão com Léo Moura. O lance foi bem pontual e depois dele, o rendimento caiu muito. Com falhas em todos os setores, o Tricolor deu espaço e ficou para lá de vulnerável.

'Noia' segue cartilha

A missão do Novo Hamburgo foi seguir à risca a cartilha do adversário de um time melhor tecnicamente. Fechada ao máximo, a equipe do Vale dos Sinos esperava contra-ataque para apostar corrida contra a defesa do Grêmio e acionar João Paulo, autor de cinco gols no estadual.

Além disso, forçou a marcação e protagonizou divididas mais duras. Especialmente no começo da partida. No segundo tempo, o ‘Noia’ adiantou a marcação e passou a criar chances. O gol saiu após arremesso lateral, rebote e falha de marcação do Grêmio. Mas depois dele, o time visitante produziu mais. Jogou melhor. Teve duas chances e uma ocasião incrível.

Juninho invadiu a defesa do Grêmio e chutou rasteiro. A bola explodiu no pé da trave direita e voltou para o meio da área. No rebote, Lucas Santos pegou de primeira e mandou por cima. Com o gol aberto e sem marcação.

Renato espera gol sofrido para mudar

Renato Gaúcho só mexeu no Grêmio após o gol de Juninho, aos 11 minutos do segundo tempo. Mesmo diante de uma jornada discreta do ataque, o treinador manteve a formação no intervalo. Liberou Ramiro para apoiar mais e só tentou mexer no quadro aos 16 da etapa final, com Lucas Barrios na vaga de Léo Moura. Depois, Pedro Rocha saiu para ingresso de Everton. E por fim, Miller Bolaños deu lugar a Lincoln. As trocas não alteraram a produção e o Tricolor encerrou o jogo sem criar mais oportunidades.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 NOVO HAMBURGO

Data e hora: 16/04/2017 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: Élio Nepomuceno e Leirson Martins
Cartões amarelos: Léo Moura (GRE); Amaral, Assis, Jardel, Lucas Santos, João Paulo, Léo (NH)
Gols: Ramiro, aos 2 minutos do segundo tempo (GRE); Juninho, aos 11 minutos do segundo tempo (NH)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Léo Moura (Lucas Barrios), Bolaños (Lincoln) e Pedro Rocha (Everton); Luan
Técnico: Renato Portaluppi

NOVO HAMBURGO: Matheus; Léo (Renan), Julio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Preto (Tiago), Jardel e Juninho; Branquinho (Lucas Santos) e João Paulo
Técnico: Beto Campos