Topo

Grêmio aposta tudo pelo fim do jejum e usa força máxima para ir à final

Grêmio usará time titular na semifinal para tentar recuperar título após seis anos - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio usará time titular na semifinal para tentar recuperar título após seis anos Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/04/2017 04h00

O Campeonato Gaúcho nunca valeu tanto para o Grêmio nos últimos anos como nesta temporada. Neste domingo (23), o Tricolor entra em campo contra o Novo Hamburgo, no estádio do Vale, precisando vencer para chegar à final e fará de tudo para conseguir isso. A estratégia de preservar titulares na Libertadores é a prova mais evidente de uma prioridade que ganhou corpo ainda no ano passado.

O Grêmio tenta acabar com o jejum estadual que já dura seis anos. E para isso, aposta tudo. A obsessão pela conquista do Campeonato Gaúcho já existia em 2016, mas a eliminação na semifinal diante do Juventude frustrou os planos. Aquele resultado aumentou a expectativa. Outro fator também contribuiu: o título da Copa do Brasil conquistado no fim da temporada.

Sem o peso dos 15 anos de jejum nacional, o Grêmio entende que tem mais naturalidade para retomar a hegemonia estadual. Inclusive com mais bagagem dentro do próprio elenco. E, ao mesmo tempo, evitar o sonho do heptacampeonato do Inter.

“É um desejo vencer o Campeonato Gaúcho? É. Por que faz seis anos que a gente não conquista, achamos importante recuperar a hegemonia. Faz parte da tradição, o clube e a torcida desejam isso”, disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

“A gente sabe que, e foi falado no começo do ano, a importância do Campeonato Gaúcho”, revelou o goleiro Marcelo Grohe. “Até de muleta eu quero estar em campo. Jogo decisivo”, resumiu o lateral Edílson.

No ano passado, o Grêmio usou força máxima na Libertadores e no Gauchão. Manteve a logística tradicional, com voo de carreira e não fretado, e ainda pediu antecipação da partida da semifinal contra o Juventude. O planejamento deu errado e o clube foi eliminado. O episódio é citado como exemplo e influenciou dois planos atuais: time reserva no Paraguai, na última quinta-feira, e voos particulares em todos os jogos da fase de grupos do torneio.

O último título estadual do Grêmio foi conquistado em 2010. De lá para cá, o Internacional se sagrou hexacampeão e em três oportunidades o Tricolor sequer foi vice-campeão. O fato de o tradicional rival estar na Série B do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez na história, também aumenta o desejo de conquista.

Para voltar à final, o Grêmio precisa vencer o Novo Hamburgo ou empatar a partir de 2 a 2. No primeiro jogo, em casa, o time de Renato Gaúcho empatou por 1 a 1. Se o placar voltar a acontecer, a decisão vai para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA
NOVO HAMBURGO x GRÊMIO
Data e hora: 23/04/2017 (domingo), às 19h (Brasília)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Transmissão na TV: Sportv e PPV
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: José Eduardo Calza e Alexandre Kleiniche
 
NOVO HAMBURGO: Matheus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Preto, Tiago Ott (Renan) e Juninho; Branquinho e João Paulo. 
Técnico: Beto Campos
 
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Arthur, Léo Moura, Bolaños e Pedro Rocha; Luan. 
Técnico: Renato Gaúcho