Topo

Fora da final, Grêmio descarta folga e marca treino no fim de semana

Renato Gaúcho mantém concentração antecipada e treinos no final de semana - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Renato Gaúcho mantém concentração antecipada e treinos no final de semana Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2017 17h26

Eliminado na semifinal do Campeonato Gaúcho, o Grêmio não terá descanso na programação. Depois de enfrentar o Guaraní-PAR, pela Libertadores, o Tricolor terá treinamento no final de semana. A programação também mantém a concentração antecipada, instaurada há um mês.

Na quinta, o Tricolor enfrenta o time paraguaio na quarta rodada do grupo 8 da Libertadores. E para a partida em casa, o regime de concentração segue maior.

Os jogadores iniciarão a concentração logo após o treino de terça-feira à tarde. O jogo contra o Guaraní-PAR acontece às 21h45 (horário de Brasília) de quinta, na Arena do Grêmio.

A concentração antecipada foi adotada pela primeira vez em 23 de março, antes do jogo diante do Juventude. Com a vitória por 4 a 0, Renato Gaúcho ganhou ainda mais argumentos para manter o regime. Foi assim nos últimos oito jogos.

Final de semana de treino

Fora da decisão do estadual pelo segundo ano consecutivo, o Grêmio não dará folga aos jogadores. O elenco terá de se reapresentar no sábado e domingo, às 9h30, para duas atividades no CT Presidente Luiz Carvalho.

Na segunda-feira (3), o Grêmio tem treinamento marcado para às 9h05 e às 10h45 embarca rumo ao Chile, onde na quarta-feira enfrenta o Deportes Iquique-CHI pela Libertadores.

Folgas já foram prêmio

A concessão de folgas foi uma das maneiras de Renato Gaúcho gerir o grupo em suas outras passagens pelo Grêmio. Em 2010 e 2013, o treinador falava abertamente que em caso de vitória o dia de descanso era um prêmio extra ao elenco.

Neste ano, Renato aumentou a concentração e em mais de uma vez cobrou o elenco pela queda de produção em campo. Na vitória em cima do Iquique-CHI, usou a expressão ‘nana neném’ ao questionar o segundo tempo. Na mesma entrevista, falou em ‘soninho’ e chegou a cogitar ampliar o regime no hotel para três dias. A ação não se confirmou, mas na semana passada os titulares foram ao Paraguai e não atuaram contra o Guaraní-PAR.

Apenas três titulares foram usados no empate por 1 a 1. Os demais, sequer no banco de reservas do Defensores del Chaco ficaram. A decisão foi sustentada como parte de um plano maior para preservação física visando a semifinal do estadual.