Topo

Artilheiro do Inter será julgado nesta quinta e pode ficar fora de decisão

Brenner é artilheiro do Internacional, mas pode perder segundo jogo da final - Jeferson Guareze/AGIF
Brenner é artilheiro do Internacional, mas pode perder segundo jogo da final Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

01/05/2017 12h44

O centroavante Brenner, do Internacional, será julgado pelo TJD nesta quinta-feira. Dependendo do resultado, poderá ficar fora do jogo de volta da decisão, no domingo, contra o Novo Hamburgo. O caso ainda não se refere ao empurrão no árbitro Diego Real pela semifinal do Gauchão, que pode render até 180 dias de suspensão.

O julgamento desta vez é sobre um recurso apresentado pela procuradoria do TJD contra a absolvição do jogador do Inter pela expulsão ocorrida no jogo contra o Passo Fundo, em 19 de fevereiro.

Na ocasião, Brenner foi expulso porque xingou um adversário depois de confusão em campo. Tudo foi relatado em súmula."Jogou onde?", disse Brenner a Xaro, do rival, após uma série de palavrões no momento da confusão. 

A procuradoria entrou com recurso, que será julgado nesta quinta. Brenner estava incluso no artigo 243-F do CBJD, que trata de 'ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao desporto'. Pelo inciso primeiro, a pena mínima é a suspensão por quatro jogos. Por este artigo, foi absolvido.

Brenner o caso desclassificado para o artigo 258 do CBJD, que trata sobre 'assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva'. Neste caso a pena iria de uma a seis partidas. Neste artigo, pegou um jogo de suspensão, cumprido na suspensão automática.

O julgamento pode tirar Brenner da final do Gauchão, dependendo do resultado. A pauta está marcada para quinta-feira às 16h (de Brasília).

Confusão em Caxias sem data para ser julgada

A pena mais grave a Brenner pode ser aplicada no julgamento da confusão ocorrida no jogo de volta da semifinal do Gauchão, em Caxias do Sul. Na ocasião, o árbitro Diego Real mostrou cartão vermelho para o jogador porque este 'o empurrou com as duas mãos pelas costas' em uma discussão após marcação de pênalti, segundo relato em súmula.

Brenner pode ser punido por 180 dias. Desta forma, teria que cumprir em jogos tanto de âmbito estadual quando nacional, ficando afastado dos gramados até o fim do ano.

No entanto tal denúncia ainda não entrou em pauta e não há data marcada para julgamento.