Topo

Sem estádio definido para final, Inter e Novo Hamburgo travam duelo extra

Do UOL, em Porto Alegre

01/05/2017 04h00

Internacional e Novo Hamburgo travam uma disputa extracampo em meio às finais do Campeonato Gaúcho. Depois do empate no jogo de ida da decisão, os dois clubes aumentaram o tom e fincaram pé em suas posições sobre o local da partida derradeira. O Colorado quer atuar em Caxias do Sul e a equipe do Vale dos Sinos garante que a bola rolará em seu estádio.

O estádio do Vale, contudo, ainda não foi liberado pelas autoridades e órgãos de segurança. A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) marcou o jogo para Caxias do Sul e ampliou prazo para obtenção de licenças. A definição será anunciada na terça-feira.

O Internacional reclama de favorecimento ao Novo Hamburgo. Alega que o regulamento não permite alteração de local de jogos tão próximo do apito inicial e cita até a sua logística para sustentar a posição – e pressão, por um jogo fora do estádio do Vale.

“Estamos falando do estádio do Novo Hamburgo por mera suposição, o jogo está marcado para Caxias”, disse Roberto Melo, vice de futebol do Inter. “O presidente fez de conta que cumpriu o regulamento, ele marcou o jogo para Caxias. Mas aí, ao mesmo tempo, rasgou o regulamento e deu prazo até o dia 2 para o Novo Hamburgo liberar o estádio. Se até agora o jogo está marcado para Caxias, e se até agora o estádio não tem condições, o jogo será em Caxias do Sul”, afirmou ainda.

Do lado do Novo Hamburgo, a ideia é que a liberação do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar virá rapidamente. O clube instalará arquibancadas móveis do outro lado do gramado e atrás de um dos gols. A capacidade saltará de cinco mil pessoas para 11.500.

“O Inter pode jogar onde quiser, o mando é nosso e nós vamos decidir”, definiu Juarez Radaelli, presidente do Novo Hamburgo. “Definição na terça, mas dá para dizer 95% de chance em Novo Hamburgo. Temos que ter o documento de liberação na mão. O projeto apresentado estava incompleto, faltavam detalhes que estamos ajustando. Só precisamos aumentar arquibancadas. Nos reunimos previamente com a Brigada Militar e estamos realizando as mudanças apontadas por eles”, completou.

FGF ainda espera pelos laudos

A FGF espera os laudos técnicos na terça-feira. Em seu site, a federação aponta o estádio Centenário como local do segundo jogo. A escolha foi em caráter provisório, segundo os dirigentes. O Internacional contesta principalmente a segurança do jogo em Novo Hamburgo.

“Nos preocupa a questão da segurança em Novo Hamburgo. Estádio com capacidade para quatro, cinco mil pessoas. Uma coisa e arquibancada móvel para jogo no meio do campeonato, não em final. E o acesso? E a segurança? Jogo decisivo, em final, é diferente”, declarou Roberto Melo. “Na parte técnica não muda quase nada. Na segurança sim. E isso nos preocupa, o estádio Centenário é maior e tem mais estrutura para receber público maior”, reiterou o dirigente.

Internacional e Novo Hamburgo empataram em 2 a 2 no estádio Beira-Rio, no jogo de ida da decisão. O vencedor, no próximo domingo, fica com o título. Em caso de empate, por qualquer placar, a disputa vai para os pênaltis.