Topo

Promessa peruana e neto de jogador histórico: Quem é o Grêmio que abre 2018

Rodrigo Ancheta é neto de Atílio Genaro Ancheta, ex-jogador histórico do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL
Rodrigo Ancheta é neto de Atílio Genaro Ancheta, ex-jogador histórico do Grêmio Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/01/2018 04h00

Pouca gente conhece o time B, chamado de time de transição no Grêmio. Na tarde desta sexta-feira (12), poderá ver um pouco melhor quais atletas representarão o time nas cinco primeiras rodadas do Gauchão de 2018. Com o principal ainda em férias, será a equipe do técnico César Bueno, recheada de promessas, que abrirá o ano e recebe o Avenida em jogo-treino às 16h (de Brasília) no CT Luiz Carvalho. 

Não são os mesmos moldes do ano passado. O time de transição passou por forte reformulação. Aproximadamente 15 jogadores foram embora, entre emprestados ou mesmo com vínculos rescindidos. O transição deixou de ser um 'depósito' de jogadores que não serviram ao principal e manteve apenas aqueles que podem dar algum fruto em breve. 

E nestes moldes, os principais jogadores do time reserva do fim do ano passado estão presentes. Jean Pyerre é o que mais se destacou e, aos 19 anos, por pouco não conquistou vaga no Mundial de Clubes. Na rodada final, diante do Atlético-MG, fez gol, deu assistência e começará a temporada com maior responsabilidade e expectativa. Frequentemente convocado para seleção de base do Brasil, ele espera cavar espaço no time de cima, a exemplo do ocorrido recentemente com Atrhur e Luan, que também passaram pelo transição. 

Na esteira de Pyerre estão Dionathã, Patrick e Pepê. O trio também se destacou na base gremista e vive expectativa de conseguir um lugar com a equipe de Renato Gaúcho. Dependerá do rendimento nas rodadas iniciais do Gauchão. O último deles, aliás, recentemente ampliou seu contrato até 2020. 

Neto de zagueiro histórico e peruano de seleção

Mas não são apenas promessas brasileiras que montam o Grêmio de transição. Rodrigo Ancheta é uruguaio e carrega um sobrenome importante na história do clube. Terá a responsabilidade de entrar em campo com as mesmas cores que o avô, Atílio Genaro Ancheta, vestiu entre 1971 e 1978. Rodrigo foi chamado no ano passado pela seleção Sub-20 do Uruguai e hoje tem 21 anos. 

Além dele, Marco Saravia também demanda interesse. Com 18 anos, o jogador é capitão da seleção Sub-19 do Peru e chegou ao Grêmio no fim do ano passado depois de se destacar pelo time nacional na Copa Metade do Mundo, da qual o Tricolor participou. Prontamente a direção firmou sua contratação junto ao Deportivo Municipal. Ele tem se destacado nos treinamentos até então pela seriedade e força. 

Com reforço de Bruno Grassi e Leonardo Gomes, além dos reforços já anunciados, Paulo Miranda, Alisson, Thonny Anderson e Thaciano, o time base do transição é: Bruno Grassi; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Anderson e Guilherme Guedes; Balbino (Ancheta), Lima, Vico Thaciano e Alisson; Lucas Poletto.