Topo

Grêmio estreia com time de transição inspirado em ideias de Renato

Divulgação/Grêmio
Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2018 04h00

Sem Renato Gaúcho à beira do campo, mas com as ideias dele dentro das quatro linhas. O Grêmio estreia no Campeonato Gaúcho, e na temporada, nesta quarta-feira (17), contra o São Luiz-RS, com nomes desconhecidos e outros sem tanto impacto. O chamado time de transição segue dando tempo para o elenco principal voltar das férias, mas quer jogar como gente grande. A meta é reproduzir as ideias de jogos que ajudaram o Tricolor a ganhar a América, com posse, marcação alta, protagonismo no jogo e atitude.

“A gente tenta replicar o que o Renato faz. Claro que a gente pode mudar o esquema tático, o 4-1-4-1 e 4-2-3-1. Pelas funções, contexto do jogo, isso pode não importar tanto. O que importa é o modelo. E aí tentamos replicar o que o Renato faz: jogo de posse, de pressão alta, tentando propor o tempo todo e sendo protagonista das ações”, disse Cesar Bueno, técnico do time de transição e que antes estava no Grêmio sub-20.

Ao longo de 2017, o Grêmio até planejou disseminar pelas categorias de base os princípios de Renato e sua comissão técnica. Tudo para padronizar o jeito de jogar. A ideia foi executada em partes e Bueno fez parte da fatia que seguiu o caminho. “Isso vem em comum acordo. Já adotamos isso na base, tentando jogar assim, para fazer prevalecer a qualidade técnica”, comentou.

A escalação do time B do Grêmio deve ter dois reforços contratados recentemente: Paulo Miranda e Thaciano. Mas a maioria dos nomes vem da base. E o tom do jogo em Ijuí será de uma espécie de vestibular. Jogar bem, vencer e reproduzir as ideias de jogo da equipe principal pode ser um tíquete direto para promoção ao grupo que jogará Recopa Sul-Americana, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil ao longo desta temporada.

FICHA TÉCNICA
SÃO LUIZ-RS X GRÊMIO

Data: 17/01/2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (Brasília)
Local: estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Árbitro: Jonathan Pinheiro
Auxiliares: José Eduardo Calza e Maurício Penna

SÃO LUIZ-RS: Jonatas; Thomas, Tairone, Thalheimer e Márcio Goiano; Rudiero, Karl e Luis Carlos; Gustavo Xuxa, Michel e Ronaldinho Gramadense
Técnico: Paulo Henrique Marques

GRÊMIO: Bruno Grassi; Anderson, Paulo Miranda, Mendonça e Guilherme Guedes; Balbino, Ancheta, Thaciano, Jean Pyerre (Lima) e Pepê; Lucas Poletto
Técnico: Cesar Bueno