Topo

Grêmio tem estreante expulso e cede empate ao São Luiz no finzinho

Tricolor cedeu o empate aos 46 minutos do segundo tempo; Paulo Miranda foi expulso - Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio
Tricolor cedeu o empate aos 46 minutos do segundo tempo; Paulo Miranda foi expulso Imagem: Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2018 23h40

O Grêmio estreou no Gauchão 2018 com empate e pode dizer que sai frustrado de Ijuí. Nesta quarta-feira (17), o Tricolor ficou no 1 a 1 com o São Luiz-RS. Os gols foram marcados por Matheus e Ronaldinho Gramadense. O Tricolor vencia uma partida que parecia sem sustos, mas teve Paulo Miranda expulso e sucumbiu à pressão do time mandante aos 46 minutos do segundo tempo.

A jornada poderia ter sido ainda pior. Depois do empate, Xuxa acertou um bonito chute e a bola explodiu no travessão nos últimos segundos do duelo. Antes disso, o Grêmio tinha marcado bem e controlado o jogo quase o tempo todo.

Pepê rouba a cena com passe

Pepê não fez o gol e nem aparecerá nas estatísticas como autor da assistência, mas merece destaque. O meia-atacante atuou aberto pela direita e deu um bonito passe pelo alto para acionar Leonardo Gomes. O cruzamento do lateral terminou em gol de Matheus.

Paulo Miranda é expulso na estreia

Ex-zagueiro de Bahia e São Paulo, Paulo Miranda é um dos cinco reforços do Grêmio neste início de ano. Contratado do Red Bull Salzburg, da Áustria, o zagueiro foi titular e acabou expulso na etapa final. O jogador tomou o segundo amarelo após falta dura na intermediária.

Grêmio domina, mas não até o fim

O Grêmio começou o jogo sofrendo e aguentou. O São Luiz-RS forçou a defesa do Tricolor com finalizações de média e longa distância e jogo aéreo. Depois do início de pressão, o time da casa arrefeceu e os jovens agradeceram. Com um pouco mais de espaço, a qualidade pesou. Mesmo sem ser o senhor do duelo, o Grêmio abriu o placar. Fechou o primeiro tempo controlando a partida e com a vitória parcial mesmo finalizando em menor quantidade.

A ironia da etapa inicial foi a efetividade pelos lados. A maioria das jogadas foram pela esquerda, com auxílio do lateral Guilherme Guedes, mas foi pela direita que saiu o gol. Na primeira boa jogada pelo setor. O time de transição do Tricolor, contudo, apresentou reflexos da pré-temporada. Mais travados, os gremistas perderam alguns lances para o São Luiz. A diferença física foi sumindo com o decorrer do tempo e a partir da metade da etapa final foi quase igual para os dois times.

Quando a vitória parecia assegurada, com o São Luiz sofrendo para criar, o Grêmio vacilou. Paulo Miranda foi expulso, o time ficou exposto e Ronaldinho Gramadense empatou em jogada individual, que teve desvio no meio do caminho e levou os donos da casa para o abafa depois.

Gramado resiste à chuvarada

O estádio 19 de Outubro quase ficou irreconhecível. O novo gramado aguentou (e bem) a forte chuva que caiu em Ijuí ao longo da quarta-feira. No final da tarde, havia temor pela realização do jogo tamanho o volume de água que desabou.

O campo, todo reformado, apresentou boa drenagem e eliminou o excesso. Ainda assim, o solo ficou pesado e influenciou na queda do ritmo ao longo da partida.

FICHA TÉCNICA
SÃO LUIZ-RS 1 X 1 GRÊMIO

Data: 17/01/2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (Brasília)
Local: estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Árbitro: Jonathan Pinheiro
Auxiliares: José Eduardo Calza e Maurício Penna
Cartões amarelos: Eder, Luiz Carlos, Rudiero, Mikael (SLZ); Paulo Miranda, Pepê (GRE)
Cartão vermelho: Paulo Miranda (GRE)
Gols: Matheus, aos 22 minutos do primeiro tempo (GRE); Ronaldinho Gramadense, aos 46 minutos do segundo tempo (SLZ)

SÃO LUIZ-RS: Jonatas; Thomas, Tairone, Ricardo e Márcio Goiano; Prill (Karl), Eder (Mikael), Ridiero e Luis Carlos; Xuxa e Michel (Ronaldinho Gramadense)
Técnico: Paulo Henrique Marques

GRÊMIO: Bruno Grassi; Anderson (Leonardo Gomes), Paulo Miranda, Mendonça e Guilherme Guedes; Balbino, Ancheta (Thaciano), Matheus, Pepê e Lima (Lima); Isaque
Técnico: César Bueno