Topo

Inter abre ano da retomada com Gauchão na pauta e time "conhecido"

Inter de D"Alessandro abre temporada da volta dando atenção especial ao Gauchão - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Inter de D'Alessandro abre temporada da volta dando atenção especial ao Gauchão Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/01/2018 04h00

O ano da volta do Internacional à elite começa, oficialmente, nesta quinta-feira (18). Em casa, o Colorado pega o Veranópolis na primeira rodada do Gauchão e o estadual tem peso. Brigar pelo título é uma das metas do clube para 2018 com a missão de retomar o crescimento. Para brigar mesmo pela taça, a receita é apostar em um time que se conhece.

A formação que entra em campo às 21h (Brasília), diante do ‘VEC’, tem apenas uma cara nova. O lateral direito Dudu, ex-Figueirense, é o único reforço a entrar na formação.

“O clube manteve a base do ano passado. Chegaram caras para acrescentar no grupo, bons jogadores, boa gente. É importante para fortalecer o grupo. O ano vai ser longo, então todo mundo tem que se preparar para competir”, comentou Victor Cuesta. “A gente conhece a movimentação dos companheiros. Como o atleta gosta de receber a bola, essas coisas”, completou Camilo.

Hexacampeão do Gauchão, com títulos em série entre 2011 e 2016, o Inter é o maior vencedor do campeonato. Perdeu a edição do ano passado para o Novo Hamburgo, nos pênaltis, e até hoje se ressente da derrota. A conquista à época botaria o clube na história e, internamente, era tratada como um bálsamo para o sofrimento vivido pouco antes. Com queda para Série B.

O Campeonato Gaúcho atual tem quase o mesmo peso. Vice da segunda divisão de 2017, o Inter fechou o ano passado com críticas. Principalmente pelas demissões de Antonio Carlos Zago e Guto Ferreira. Mas também pelo desempenho fraco com investimento pesado. Ganhar o estadual serviria para injetar ânimo no elenco e cariciar a torcida.

A briga pelo título do Gauchão, aliás, foi o único objetivo admitido publicamente. Com problemas financeiros, o Inter evitou projetar qualquer outra meta para 2018. Mas até pela tradição, vai correr atrás da taça.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X VERANÓPOLIS

Data e hora: 18/01/2018 (quinta-feira), às 21h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Douglas Silva
Auxiliares: Elio Nepomuceno Júnior e Jorge Eduardo Bernardo

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Dudu, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson; William Pottker, D'Alessandro e Camilo; Leandro Damião
Técnico: Odair Hellmann

VERANÓPOLIS: Reynaldo; Felipe Mattioni, Léo D'Agostini, Rafael Bonfim e Romano; Fabrício, Jair e Bertotto; Talles Cunha, Wesley e Gabriel Silva
Técnico: Julinho Camargo