Topo

Com seis jogos em 18 dias, Inter prepara rodízio no time titular

Time gaúcho estreou sem nenhum reforço e deve mexer time já no segundo jogo - Ricardo Duarte/SC Internacional
Time gaúcho estreou sem nenhum reforço e deve mexer time já no segundo jogo Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

19/01/2018 08h31

Seis jogos em 18 dias, ou seja uma média de uma partida a cada 72 horas. O início de ano do Internacional é pesado e, somada a pré-temporada curta, não deixa outra escolha: será preciso fazer rodízio no time titular para evitar lesões e queda de desempenho. As mudanças devem começar já no domingo, na segunda rodada do Campeonato Gaúcho.

Na estreia, o Inter venceu o Veranópolis e perdeu dois titulares: Dudu e Uendel. Na próxima partida, diante do Novo Hamburgo no estádio do Vale, a preservação deve ser grande. Os nomes poupados serão definidos entre sexta e sábado.

Dudu sentiu desconforto na coxa direita e foi vetado minutos antes de a bola rolar. Uendel tomou uma pancada no joelho esquerdo e saiu ainda no primeiro tempo – ele fará exames para saber a gravidade do caso e tempo de recuperação.

“Temos uma ideia inicial, um planejamento, mas o futebol apresenta coisas imprevisíveis. O Dudu estava no jogo, mas sentiu pequeno desconforto e saiu fora. Agora vamos observar ele. O Uendel sentiu, vamos ter que olhar. Tem um planejamento macro, mas os acontecimentos levam a outras situações. Vamos seguir o planejamento e evoluindo em todas as esferas”, comentou Odair Hellmann, treinador do Internacional.

Depois de enfrentar VEC e Novo Hamburgo, o Inter encara Caxias e Avenida pelo Gauchão. Dá uma pausa no Estadual para visita o Boavista-RJ, em duelo pela primeira fase da Copa do Brasil, e depois volta ao Rio Grande do Sul para atuar diante do Brasil de Pelotas. O jogo contra o Xavante, fora de casa, será no dia 4 de fevereiro. E após essa partida haverá um intervalo até a rodada seguinte do Campeonato Gaúcho.

“A pré-temporada segue, o trabalho é para todos. Alguns sentiram e vamos ver. É o momento de oportunizar a alguns jogadores. Não podemos jogar seis partidas, a cada três dias, repetindo a equipe”, disse Odair.

O próprio grupo de jogadores, mesmo sem nenhum comunicado oficial do rodízio, sabe que precisar girar entre as partidas.

“O Odair e toda comissão sabem quem pode jogar, quem pode aguentar. Nesse começo é preciso ter todo cuidado mesmo, foi justo com Dudu. É preciso ter cabeça, tranquilidade”, declarou Leandro Damião.

O Internacional volta a treinar nesta sexta-feira à tarde. No domingo, encara o Novo Hamburgo às 17h (Brasília) fora de casa. Na quarta-feira joga em Caxias do Sul, diante do Caxias, e assim segue a maratona que forçará o rodízio.