Topo

Gauchão obriga clubes a usarem logo da FGF na camisa e ameaça com multa

Grêmio adicionou patch em alusão ao centenário da FGF na manga de seu uniforme - Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio
Grêmio adicionou patch em alusão ao centenário da FGF na manga de seu uniforme Imagem: Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/01/2018 04h00

Os 12 clubes que jogam o Campeonato Gaúcho 2018 são obrigados a usar um "patch" em alusão ao centenário da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) em seus uniformes. O adesivo com fundo amarelo pode ser aplicado no peito ou nas mangas, mas tem de estar lá em todas as partidas. O participante que não utilizar o acessório será multado, conforme regulamento.

A multa prevista é de R$ 50 mil. O caso ainda poderá gerar notícia de infração e julgamento no TJD/RS (Tribunal de Justiça Desportiva).

O adesivo é redondo, com fundo amarelo e o número 100 estilizado em referência ao aniversário da Federação Gaúcha de Futebol. A própria FGF ficou responsável pelo fornecimento dos patchs aos clubes.

Clubes do Gauchão são obrigados a usar patch "100 anos FGF" no uniforme sob risco de multa - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

A multa pelo não-uso é fato inédito. Em outras edições do Gauchão, a FGF exigia o uso de um acessório no uniforme de apenas um clube: o campeão da temporada anterior. Neste caso, o patch era em tamanho menor e com escudo da entidade. O Inter, hexacampeão entre 2011 e 2016, aplicou em diferentes locais de suas camisas – tanto no peito quanto na manga.

A obrigatoriedade do patch aparece no artigo 41 do regulamento do Campeonato Gaúcho, onde diz “Para a disputa do GAUCHÃO IPIRANGA 2018 é obrigatória a inserção do PATCH comemorativo ao Centenário da FGF nos seus uniformes de jogo, sendo sua aplicação preferencialmente no peito da camiseta. Não sendo possível a aplicação no peito, poderá ser aplicado na manga”. O parágrafo segundo informa a sanção ao apontar “A não utilização do Patch nos uniformes de jogo acarretará ao clube infrator a aplicação de multa administrativa no valor 50.000,00 (cinquenta mil reais) sem prejuízo da remessa de notícia de infração para análise e julgamento pelo TJD/RS”.

O Campeonato Gaúcho tem 11 rodadas na fase de classificação. Os oito melhores colocado avançam e jogam as quartas de final. Todas as etapas eliminatórias terão jogos de ida e volta. A final está marcada para o início de abril.