Gauchão obriga clubes a usarem logo da FGF na camisa e ameaça com multa

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Itamar Aguiar/Divulgação Grêmio

    Grêmio adicionou patch em alusão ao centenário da FGF na manga de seu uniforme

    Grêmio adicionou patch em alusão ao centenário da FGF na manga de seu uniforme

Os 12 clubes que jogam o Campeonato Gaúcho 2018 são obrigados a usar um "patch" em alusão ao centenário da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) em seus uniformes. O adesivo com fundo amarelo pode ser aplicado no peito ou nas mangas, mas tem de estar lá em todas as partidas. O participante que não utilizar o acessório será multado, conforme regulamento.

A multa prevista é de R$ 50 mil. O caso ainda poderá gerar notícia de infração e julgamento no TJD/RS (Tribunal de Justiça Desportiva).

O adesivo é redondo, com fundo amarelo e o número 100 estilizado em referência ao aniversário da Federação Gaúcha de Futebol. A própria FGF ficou responsável pelo fornecimento dos patchs aos clubes.

Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

A multa pelo não-uso é fato inédito. Em outras edições do Gauchão, a FGF exigia o uso de um acessório no uniforme de apenas um clube: o campeão da temporada anterior. Neste caso, o patch era em tamanho menor e com escudo da entidade. O Inter, hexacampeão entre 2011 e 2016, aplicou em diferentes locais de suas camisas – tanto no peito quanto na manga.

A obrigatoriedade do patch aparece no artigo 41 do regulamento do Campeonato Gaúcho, onde diz "Para a disputa do GAUCHÃO IPIRANGA 2018 é obrigatória a inserção do PATCH comemorativo ao Centenário da FGF nos seus uniformes de jogo, sendo sua aplicação preferencialmente no peito da camiseta. Não sendo possível a aplicação no peito, poderá ser aplicado na manga". O parágrafo segundo informa a sanção ao apontar "A não utilização do Patch nos uniformes de jogo acarretará ao clube infrator a aplicação de multa administrativa no valor 50.000,00 (cinquenta mil reais) sem prejuízo da remessa de notícia de infração para análise e julgamento pelo TJD/RS".

O Campeonato Gaúcho tem 11 rodadas na fase de classificação. Os oito melhores colocado avançam e jogam as quartas de final. Todas as etapas eliminatórias terão jogos de ida e volta. A final está marcada para o início de abril.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos