Topo

Grêmio sai na frente, mas perde para o Caxias em jogo de oito gols

Grêmio chegou a abrir 3 a 1 e acabou tomando a virada do Caxias no segundo tempo - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio chegou a abrir 3 a 1 e acabou tomando a virada do Caxias no segundo tempo Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2018 18h27

Grêmio e Caxias fizeram um jogo eletrizante neste sábado (20), na Arena. Depois de sair na frente e abrir dois gols de diferença, o Tricolor tomou a virada: 5 a 3 para a equipe grená. Na partida, válida pela segunda rodada do Gauchão, o desempenho defensivo foi o inverso do ataque. Enquanto o setor ofensivo encheu os olhos, os zagueiros deram calafrios.

Isaque, Matheus e Jean Pyerre fizeram os gols do Grêmio. Nicolas, Laércio duas vezes, João Paulo e Daniel Cruz marcaram para o Caxias.

Para o Grêmio, o resultado significa uma campanha ainda sem vitória no Gauchão. Na primeira rodada o time de transição cedeu empate ao São Luiz-RS, em Ijuí, nos minutos finais. Já o Caxias mantém 100% de aproveitamento. Na estreia, a equipe de Luis Carlos Winck fez 3 a 0 no Novo Hamburgo

Na reabertura da Arena, o Tricolor fez 1 a 0, levou o empate e chegou a abrir 3 a 1. Pouco antes do intervalo o time da Serra Gaúcha descontou e na arrancada no segundo tempo empatou em cobrança de pênalti cometido por Madson. O quarto gol foi após Bruno Grassi defender centímetros atrás da linha. Os jogadores do Grêmio tentaram alegar que a bola não havia cruzado a marca, mas a arbitragem confirmou o gol claro. Nos acréscimos, Ruan errou a saída de bola e o Caxias roubou dentro da área adversária para fechar o escore.

Estreantes no Grêmio

Madson e Alisson fizeram o primeiro jogo pelo Grêmio. O lateral direito saiu jogando e participou ativamente de dois gols do Tricolor. Defensivamente ficou bem abaixo e foi acossado pelo Caxias. Alisson entrou no segundo tempo e não conseguiu mudar o jogo.

Laércio garante a vitória de joelho

O zagueiro do Caxias explorou bem os vacilos defensivos do Grêmio. Ele descontou para 3 a 2 e depois garantiu a vitória. O último gol da partida tem um detalhe curioso. Mesmo livre, Laércio não teve muito tempo. A bola acabou batendo em um dos joelhos do camisa 4.

Grêmio faz jogo inconsistente

Um jogo dinâmico, aberto. Bastante técnico e inconstante. O Grêmio fez um primeiro tempo muito bom e chegou a ter vantagem dupla no marcador. Trocou passes em série por longo período e a torcida se empolgou - a ponto de gritar 'olé' aos 40 minutos da primeira etapa. Só que toda essa soberania escapou entre os dedos depois do intervalo.

Na primeira etapa, Isaque, Pepê, Jean Pyerre e Matheus conduziram o Grêmio a um bom desempenho. Com mobilidade, intensidade. A defesa do Caxias sofreu não só nos gols, mas em outras chances criadas. Na etapa final o volume caiu.

Defesa mostra problemas

Anderson e Paulo Miranda desfalcaram a zaga e o sistema defensivo sentiu. A atuação do setor não foi boa. A bola aérea defensiva vazou fácil e depois do primeiro gol do Caxias, o jogo ficou bem aberto. Com o time visitante investindo bastante às costas de Madson.

A bola voltou a balançar as redes em nova amostra da verve ofensiva do Grêmio. Matheus aproveitou o rebote e, como elemento surpresa no interior da área, marcou. O placar ficou maior em um lance diferente. Isaque recuou e deu lindo passe em profundidade. Pepê correu livre e cara a cara com o goleiro rolou para Jean Pyerre anotar.

Caxias vira o placar

Antes do intervalo o Caxias marcou de novo. E outra vez usando a bola pelo alto. Laércio aproveitou novo erro de posicionamento da defesa do Tricolor.
O empate saiu dos pés de João Paulo, em cobrança de pênalti. Segundos antes, a arbitragem indicou penalidade máxima em lance de Madson. O camisa 2 tocou com o braço esquerdo na bola ao tentar fazer o corte de cabeça.

A virada veio pouco depois da metade da etapa final. Em nova bola aérea, Laércio ficou livre e marcou. O Grêmio fez trocas depois de tomar a virada, mas não chegou perto de empatar.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 5 CAXIAS

Data e hora: 20/01/2018 (sábado), às 16h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público total: 6.172 pessoas (4.779 pagantes)
Renda: R$ 181.336,00
Árbitro: Vinícius Amaral
Auxiliares: Alduino Mocelin e Teilor Thomas da Silva
Cartões amarelos: Nicolas, Diego Miranda, Carlos André (CAX); Alisson (GRE)
Cartão vermelho: Carlos André (CAX)

GRÊMIO: Bruno Grassi; Madson, Ruan, Mendonça e Guilherme Guedes; Balbino (Patrick), Jean Pyerre, Matheus, Pepê e Lima; Isaque (Alisson)
Técnico: César Bueno

CAXIAS: Gledson; Cleiton, Júnior Alves, Laércio e Régis; Julinho, Túlio Renan (Carlos André), Rafael Gava e Miranda; Nicolas (Daniel) e João Paulo (Geninho)
Técnico: Luiz Carlos Winck