Topo

Grêmio tem pior início de Gauchão em 13 anos e troca meta na tabela

Time de transição do Grêmio somou apenas um ponto contra São Luiz, Caxias e Avenida - Lucas Uebel/Divulgação
Time de transição do Grêmio somou apenas um ponto contra São Luiz, Caxias e Avenida Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

25/01/2018 04h00

O Grêmio conquistou apenas um ponto em três rodadas do Gauchão e já faz a sua pior arrancada no Estadual desde 2005. O uso do time de transição coloca o Tricolor na penúltima posição da tabela e faz a direção trocar a meta para a fase de classificação. Agora a busca é pelo avanço as quartas de final, pura e simplesmente.

Antes do início do Gauchão, o plano era terminar entre os quatro melhores. O lugar garante a vantagem de decidir em casa os confrontos eliminatórios.

“O que importa é chegar entre os oito. Depois vira outro campeonato. Temos que ganhar uma partida, retomar a confiança. Fazendo isso, podemos chegar. Nosso objetivo é classificar, nada mais do que isso”, disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

Neste Gauchão, o Grêmio empatou com o São Luiz-RS por 1 a 1 e perdeu para Caxias e Avenida-RS. Diante do time da Serra, levou 5 a 3 e em Santa Cruz do Sul caiu pelo placar de 3 a 2. Em todas as partidas o Tricolor saiu na frente e cedeu o placar.

Desde 2005, ano em que jogou a Série B, o Grêmio não tinha um início tão fraco no estadual. Naquela temporada, o Tricolor empatou sem gols com o Caxias, perdeu para por 1 a 0 para o Brasil de Pelotas e depois ficou no 1 a 1 com o Guarani de Venâncio Aires. Em todas as temporadas anteriores houve pelo menos uma vitória nas três partidas iniciais do ano.

“Nós estamos muito conscientes, a estratégia é essa. Vai chegar a hora que esse grupo vai vencer. Nada disso me assusta e nem a torcida deve se assustar. Não vamos tomar isso como susto e não vamos mudar nada. O processo está correto e vamos seguir”, declarou Bolzan.

Oficialmente o elenco campeão da Libertadores, que iniciou a pré-temporada no dia 18, ainda não tem data para estrear no Gauchão. O plano, porém, é botar Geromel e companhia em campo diante do Cruzeiro-RS, em 3 de fevereiro, na Arena. Antes dessa partida, o time de transição entra em campo mais uma vez. No domingo, visita o São José-POA.

Até aqui, com míseros 11% de aproveitamento, o Grêmio só fica à frente do Novo Hamburgo. O atual campeão gaúcho perdeu as três partidas que disputou – Caxias, Inter e São José.