Topo

Grêmio vira sobre Brasil de Pelotas e vence a primeira na temporada

Grêmio acumulava um empate e quatro derrotas seguidas no Gauchão - Ricardo Rímoli/AGIF
Grêmio acumulava um empate e quatro derrotas seguidas no Gauchão Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/02/2018 23h40

Acabou a seca. Nesta quarta-feira (7) o Grêmio fez 2 a 1 em cima do Brasil de Pelotas e venceu a primeira partida na temporada. Com força máxima pela segunda vez, o Tricolor saiu atrás e conseguiu a virada, na Arena, em jogo válido pela sexta rodada do Gauchão. O placar de 2 a 1 tira o time da lanterna do estadual. Robério abriu o placar e Alisson e Luan marcaram depois.

Até então, o Grêmio havia perdido quatro jogos e empatado outro. Portanto o Tricolor chegou a quatro pontos, deixa o último lugar na tabela, mas segue na zona de rebaixamento. O São Paulo-RS leva vantagem no saldo de gols e ainda joga na rodada. Já o Brasil de Pelotas estaciona nos 13 pontos.

Nas primeiras rodadas o Grêmio foi representado pelo chamado time de transição, que teve técnico demitido nesta quarta e substituto já contratado logo depois. O novo treinador da equipe é Thiago Gomes, ex-auxiliar técnico de Paulo Roberto Falcão no Sport.

Cícero, falso nove e depois volante

A versatilidade de Cícero foi explorada de novo. Assim como na partida com o Cruzeiro-RS, ele começou avançado e com a missão de confundir a defesa adversária. Depois, foi recuado. O rendimento melhorou outra vez, tal qual no sábado, e ajudou o Tricolor a vencer.

Grêmio vai de 0 a 100

O Grêmio teve a bola, mas foi pouco agressivo na primeira parte do jogo. O time fechou o primeiro tempo sem nenhuma chance de gol e esse dado foi decorrência de atuação sem velocidade. Sem movimentação. Ainda no primeiro tempo, o Tricolor pagou o preço de se adiantar para tentar jogar próximo. Escapou de levar gol em um milagre de Marcelo Grohe, mas no lance seguinte foi vazado.

Ao longo do primeiro tempo, o Grêmio recorreu a cruzamentos para área. Não teve ultrapassagem de laterais para tentar superioridade numérica e também parou em uma marcação intensa e ajustada do Brasil de Pelotas.

Pênalti claro não marcado

Bem antes de o Xavante marcar, o placar poderia ter sido aberto. Logo aos 15 minutos, Luan cruzou da direita e a Eder Sciola cortou. O lateral direito primeiro tocou com o peito e depois desviou a bola com o braço direito. Pênalti claro não marcado pela arbitragem.

Virada em 20 minutos

Com nova disposição tática e até postura, o Grêmio saiu de 0 a 100. Com Alisson e Jael nas vagas de Madson e Jailson, o Tricolor recuou Léo Moura e Cícero. Um passou a ser lateral direito e outro atuou como volante, ao lado de Maicon.

Tudo que o Grêmio não fez no primeiro tempo conseguiu com menos de 10 minutos. Alisson chutou de fora da área e empatou. Mais agudo, o Tricolor passou a ter profundidade. Também conseguiu infiltrações e foi transformando em pó a retranca do Brasil de Pelotas.

A virada veio antes dos 20. Maicon lançou Everton, ele foi no fundo e cruzou. Luan, com calma, mudou o placar. E o jogo seguiu mudando em favor do Tricolor. Com volume e entrando na área, o time da casa construiu mais chances para marcar.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 BRASIL DE PELOTAS

Data e hora: 07/02/2018 (quarta-feira), às 21h45min (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.953 pessoas (9.964 pagantes)
Renda: R$ 351.364,00
Árbitro: Anderson Farias
Auxiliares: Élio Nepomuceno de Andrade e José Eduardo Calza
Cartões amarelos: Jael (GRE); Mossoró, Artur, Leandro Leite (BRA)
Gols: Robério, aos 39 minutos do primeiro tempo (BRA); Alisson, aos 8 minutos do segundo tempo (GRE); Luan, aos 18 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson (Alisson), Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson (Jael), Léo Moura, Luan e Everton; Cícero
Técnico: Renato Gaúcho

BRASIL DE PELOTAS: Pitol; Sciola, Rafael Dumas, Gustavo Bastos e Artur; Leandro Leite, Itaqui, Toty (Dudu) e Mossoró (Calysson); Alisson Farias e Robério
Técnico: Clemer