Topo

Ex-Milan decide, Grêmio perde e volta à zona de rebaixamento do Gauchão

Lucas Uebel/Divulgação
Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

17/02/2018 23h37

O Grêmio está, outra vez, na zona de rebaixamento do Campeonato Gaúcho. Neste sábado (17), o Tricolor escalou time reserva e perdeu para o Veranópolis, fora de casa, por 2 a 1. O destaque da partida, válida pela oitava rodada do estadual, foi Felipe Mattioni. Com passagem pelo Milan, e formado na base do Grêmio, ele marcou um golaço e deu passe para o outro gol da equipe da Serra. A equipe de Renato Gaúcho descontou com Thonny Anderson.

A escalação reserva foi adotada por conta da Recopa Sul-Americana. Na quarta-feira, o Grêmio volta e enfrentar o Independiente-ARG e fica com a taça se vencer.

O retorno do Grêmio a ponta debaixo da tabela do Gauchão se dá pelo saldo. Com quatro pontos, o Tricolor acumula -6 no saldo de gols e cai uma posição na disputa com o São Paulo-RS, que recebe o Internacional neste domingo.

O atual campeão da Libertadores ainda pode virar lanterna ao final da rodada. O Novo Hamburgo, último colocado com dois pontos, recebe o São Luiz-RS também neste domingo.

Lei do ex aplicada duplamente

A lei do ex foi aplicada contra o Grêmio. Felipe Mattioni, lateral direito formado nas categorias de base do Tricolor, marcou um golaço e deu assistência para outro gol do Veranópolis. Escalado como volante, ele tem no currículo passagem pelo Milan e foi grande destaque do jogo na Serra Gaúcha.

Thonny Anderson começa como titular

A escalação do Grêmio teve uma grande surpresa: Thonny Anderson. Emprestado pelo Cruzeiro, no negócio que liberou Edilson, o meia-atacante foi para o jogo na função de centroavante. O jovem marcou o gol do Tricolor, mas não teve uma boa atuação.

Duas falhas na defesa

Os gols do Veranópolis foram marcados por Felipe Mattioni e Bertotto, mas não podem ser ignorados os erros que precederam as conclusões. Primeiro foi Bressan quem errou passe na saída de gol e assistiu o camisa 8 encher o pé. Depois, Marcelo Oliveira falhou na marcação e Paulo Victor errou ao buscar defesa em dois tempos.

Grêmio desmorona após gols sofridos

O Grêmio sentiu a falta de um centroavante novamente, mas também não conseguiu se controlar. Depois de um início promissor, com duas chances, o Tricolor saiu atrás do placar e fechou o primeiro tempo sendo totalmente dominado. Nervoso, o time de Renato Gaúcho passou a errar passes e deu campo ao Veranópolis.

Na etapa final o início foi mais uma vez bom. O empate foi construído em jogada trabalhada e com mérito de Vico e Thonny Anderson. Só que pouco depois a defesa falhou outra vez e a equipe voltou a acusar o golpe. O domínio, até mesmo territorial, ficou estéril.

FICHA TÉCNICA
VERANÓPOLIS 2 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 17/02/2018 (sábado), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Antonio David Farina, em Veranópolis (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Michael Stanislau e Gustavo Marin Shier
Cartões amarelos: Talles Cunha (VEC)Gols: Felipe Mattioni (VEC), aos XX do primeiro tempo; Thonny Anderson (GRE), aos 7 minutos do segundo tempo; Bertotto (VEC), aos 10 minutos do segundo tempo;

VERANÓPOLIS: Reynaldo; Vinícius Bovi, Rafael Bonfim, Leo Dagostini e Romano; Bertotto, Felipe Mattioni (William Paulista), Eduardinho e Talles Cunha (Fabrício Lusa); Juba e Wesley (Matheus Lagoa)
Técnico: Julinho Camargo

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Michel, Thaciano (Vico), Ramiro, Lima (Maicosuel) e Alisson; Thonny Anderson (Dionathã)
Técnico: Renato Gaúcho