Topo

Justiça suspende organizada do Grêmio por atos no Mundial e Recopa

Geral foi punida pela segunda vez seguida após registros em Abu Dhabi e Avellaneda - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Geral foi punida pela segunda vez seguida após registros em Abu Dhabi e Avellaneda Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

06/03/2018 15h04

A Geral do Grêmio está suspensa por mais 90 dias. Nesta terça-feira (6) o Juizado do Torcedor puniu a torcida por usar materiais identificados durante período de uma primeira punição. A decisão se deu por conta de episódios no Mundial de Clubes e na Recopa Sul-Americana.

O Grêmio irá recorrer da decisão, mas admite que existe a chance da torcida organizada ficar fora do Gre-Nal do próximo domingo, no Beira-Rio, pelo Gauchão. O grande problema é o tempo para entrar com recurso antes do clássico.

A decisão foi tomada após audiência de quase quatro horas de duração. O texto ainda não foi publicado, no entanto foi centrado no debate sobre a territorialidade. Ou seja, validade de punição das leis brasileiras fora do país.

"O Grêmio não concorda com a condução e vai levantar uma série de situações processuais e também relativas ao mérito. É uma decisão injusta e antijurídica", disse Leonardo Lamachia, diretor jurídico do Grêmio, à Rádio Grenal.

Entenda o caso

A Geral do Grêmio foi punida, no final do ano passado, por usar sinalizadores no jogo diante do Lanús-ARG, em Porto Alegre, na primeira partida da final da Libertadores. O Ministério Público, ali, aplicou punição de 90 dias sem uso de materiais identificados da torcida.

Em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, torcedores do Grêmio foram flagrados com itens identificados da Geral. O registro ocorreu durante os jogos contra Pachuca-MEX e Real Madrid, pelo Mundial de Clubes. Também há episódio na Recopa Sul-Americana, no jogo contra o Independiente-ARG, em Avellaneda.

O titular do Juizado Especial Criminal, Marco Aurélio Xavier, aplicou nova punição por entender que a primeira sanção tinha validade fora do Brasil. O Grêmio se defendeu alegando justamente o contrário.