Topo

Gre-Nal da última rodada pode render três clássicos em 10 dias

Grêmio e Inter se enfrentaram pela última vez em fevereiro do ano passado (foto) - Ricardo Duarte/Inter
Grêmio e Inter se enfrentaram pela última vez em fevereiro do ano passado (foto) Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/03/2018 04h00

O Gre-Nal do próximo domingo, no estádio Beira-Rio, pode definir mais dois clássicos no Campeonato Gaúcho. O duelo que fecha a primeira fase faz parte de um cenário onde as posições na zona de classificação ainda não estão garantidas e, com resultados paralelos, os rivais podem se cruzar já na etapa seguinte. O clássico será às 17h (Brasília) e terá árbitro de vídeo, que será bancado pelo Inter, mandante da partida.

A série de jogos entre Grêmio e Internacional é possível pela posição dos times. O Colorado é líder e o Tricolor está na oitavo colocação. O regulamento do Gauchão indica cruzamento justamente destes colocados já nas quartas de final. O grande detalhe é que mesmo havendo variação, também é grande a tendência de novos clássicos.

O Inter tem a liderança ameaçada ainda pelo Brasil de Pelotas, vice-líder e que na última rodada recebe o lanterna São Paulo-RS. Já o Grêmio pode subir para o sétimo lugar se ganhar do rival. Se as duas equipes terminarem nestas posições, o clássico Gre-Nal também será realizado nas quartas de final, pois o segundo colocado enfrentará o sétimo na próxima fase.

"É indiferente. Gre-Nal vale três pontos também, o Grêmio está acostumado a decidir várias competições. O Internacional seria mais um deles, sempre com respeito", disse Renato Gaúcho sobre a possibilidade.

Se os resultados apontarem mais dois clássicos, pelas quartas de final, Inter e Grêmio jogarão três vezes entre si em um intervalo de 10 dias. A primeira fase eliminatória tem jogos marcados para os dias 18 e 21 de março.

"Evidente que viemos buscar a vitória, como todo jogo. Estivemos mais próximos que o adversário, principalmente no segundo tempo. Somamos um ponto. Os resultados, agora, também nos favorecem. Independente do que vai acontecer, temos um jogo importantíssimo que é o Gre-Nal, um jogo diferenciado. Se vai influenciar, se teremos outros dois Gre-Nais, não é isso que nos importa. Importa é fazer um grande jogo e uma grande vitória no domingo", declarou Roberto Melo, vice de futebol do Internacional.

A projeção mais simples para a multiplicação dos clássicos é: vitória do São José-POA diante do Juventude, em jogo nesta quinta-feira (8) e triunfo do Inter diante do Grêmio no domingo. Já no cenário com vitória do Grêmio no Gre-Nal do final de semana, um novo cruzamento com o Colorado também é possível mediante série de resultados paralelos.

Confira a última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho*

Internacional x Grêmio
São Luiz-RS x São José-POA
Cruzeiro x Caxias
Juventude x Veranópolis
São Paulo-RS x Brasil de Pelotas
Avenida x Novo Hamburgo

*Pela tabela, jogos de domingo são da sexta rodada - que foi toda adiada e saiu do final de semana do Carnaval