Topo

Grêmio lembra histórico em mata-mata e vê time maduro para Gre-Nais

Grêmio perdeu apenas um dos últimos 12 duelos mata-mata que jogou - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio perdeu apenas um dos últimos 12 duelos mata-mata que jogou Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/03/2018 04h00

Gre-Nal é diferente, mas agora o Grêmio reencontrará o Internacional em um contexto que conhece bem: duelo mata-mata. O histórico do Tricolor em confrontos eliminatórios nos últimos anos é uma das apostas para ter êxito no clássico precoce válido pelo Gauchão. De 2016 para cá, o time de Renato foi eliminado apenas em uma das 12 vezes que jogou em 180 minutos.

Entre Copa do Brasil e Libertadores nos últimos dois anos, o Grêmio jogou 24 partidas em caráter eliminatório. Só perdeu o duelo em jogos de ida e volta para o Cruzeiro, no ano passado, pela competição nacional

Na lista de vítimas estão Atlético-PR, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Godoy Cruz-ARG, Botafogo, Barcelona-EQU e Lanús. Também tem a seu favor o título da Recopa Sul-Americana 2018, conquistado em cima do Independiente-ARG em duas partidas.

"Nosso grupo é experiente, já jogou muitas eliminatórias nos últimos anos. Manteve uma base e estamos preparados para o que der e vier. E vamos saber jogar o jogo da melhor maneira possível", disse Geromel.

Mesmo que o Campeonato Gaúcho tenha grande diferença em relação às outras competições, o confronto em mata-mata e o gol qualificado simulam um cenário familiar ao Grêmio. Um ambiente onde o grupo já tem tranquilidade para atuar. Sem sustos com pressão, sem afobação. E com estratégias já bem enraizadas para cada jogada.

"O Grêmio vem com uma base de time há anos, está acostumado a jogos pesados", analisou Alberto Guerra, vice de futebol do Grêmio.

No domingo, em casa, o Grêmio recebe o Internacional com a missão de abrir vantagem. Foi essa a estratégia usada em toda a caminhada até o título da Copa do Brasil de 2016. E no ano passado, no tri da América, também houve ideia semelhante.

"Sendo eliminatória, não adianta… Em um jogo só, é diferente. Em uma série de quesitos (mata-mata) é diferente. Já mostramos várias vezes que sabemos jogar esse tipo de jogo", declarou Geromel.

Grêmio e Internacional se enfrentam no domingo, às 16h (Brasília), na Arena. O segundo jogo será na quarta-feira (21), no estádio Beira-Rio.