Topo

Arthur ganha ritmo e pode voltar ao time titular do Grêmio na quarta

Arthur substituiu Maicon no segundo tempo do Gre-Nal 414, na Arena - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Arthur substituiu Maicon no segundo tempo do Gre-Nal 414, na Arena Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2018 19h03

Arthur começou o Gre-Nal 414 no banco de reservas, entrou no segundo tempo e marcou o último gol da vitória do Grêmio em cima do Internacional. A presença dele na etapa final na Arena se deu em virtude da situação de Maicon, que sentiu desconforto muscular, e o motivo pode acabar resultando no retorno do camisa 29 ao time titular do Tricolor.

Na quarta-feira, o Grêmio visita o Internacional no jogo de volta das quartas de final do Gauchão. O Tricolor pode até perder por 2 a 0 que estará classificado. E o cenário é mais propício para o retorno de Arthur ao time.

"Mais cedo ou mais tarde ele vai jogar. Mas eu tomo decisões e sei o que estou fazendo. Joguei por quase 20 anos e sei como é preciso ritmo de jogo. Principalmente no meio-campo e em jogo decisivo. Ele entrou perdido por falta de ritmo. Imagina no começo, com 0 a 0. O Léo Moura ficou três semanas parado e sentiu. Quando coloquei o Léo, não coloquei o Arthur para não ter os dois. Conversei com o Arthur, pois ele merece meu respeito e o respeito de todo mundo. Mas podem ficar tranquilos, mais cedo ou mais tarde ele vai voltar", disse Renato Gaúcho logo após a vitória por 3 a 0 diante do Inter.

Arthur ficou no banco de reservas também em virtude da bola aérea do Internacional. Mas com a vantagem construída na Arena, a presença no time titular passa a ser possível. Atuar no Beira-Rio ajudaria o volante a ganhar mais ritmo de jogo ainda. Depois de lesão no tornozelo esquerdo, o camisa 29 ficou quase 100 dias sem atuar. Voltou nos minutos finais do jogo com São Paulo-RS e entrou antes dos 20 minutos da etapa final do clássico.

Nesta segunda-feira (19), o Grêmio voltou a treinar e os jogadores que começaram o clássico ficaram apenas na academia em trabalho regenerativo. Arthur foi a campo e participou de um trabalho tático com os demais reservas.

A volta de Arthur no terceiro Gre-Nal em um período de 10 dias também será uma forma de preservar Maicon. O capitão tem sido um dos principais nomes do time neste início de temporada, saiu mais cedo do jogo e será reavaliado. A sequência de jogos, que passou e que ainda está por vir, será considerada na decisão da comissão técnica na hora de escalar o time.

O Grêmio visita o Internacional na próxima quarta-feira, às 21h45 (Brasília), no Beira-Rio. Quem passar do Gre-Nal precoce enfrenta o vencedor do duelo Caxias e Avenida na semifinal do Campeonato Gaúcho.