Topo

Mudança, isolamento e helicóptero. Gremistas chegam em paz para clássico

Ônibus com torcedores do Grêmio chega ao Beira-Rio para Gre-Nal 415 - Marinho Saldanha/UOL
Ônibus com torcedores do Grêmio chega ao Beira-Rio para Gre-Nal 415 Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/03/2018 19h52

Um esquema especial de segurança barrou qualquer confusão nos momentos que antecederam o clássico Gre-Nal desta quarta-feira, no Beira-Rio. Depois dos gremistas serem recebidos com pedradas no clássico do último domingo, isolamento absoluto, mudança de posicionamento da torcida e até o uso de um helicóptero garantiram o clima ameno. 

Pode ser justificável pelo resultado. A classificação do Grêmio está encaminhada à semifinal e os colorados devem comparecer em menor número no jogo. O duelo de ida, na Arena, foi 3 a 0. 

Mas é fato que o deslocamento dos gremistas teve clima totalmente diferente do ocorrido domingo passado. As mudanças ocorreram muito por uma ação coletiva dos seguranças do Internacional e da Brigada Militar. A começar pelo isolamento. 

Inter reforçou segurança no entorno do Beira-Rio antes do Gre-Nal 415 - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Com separação visual no chão e até mesmo no espaço chamado Sunset, de onde partiram pedras que atingiram o ônibus dos torcedores gremistas na chegada no jogo de domingo passado, o clima de tranquilidade prevaleceu. Apenas gritos partiram de vermelhos contra azuis. 

Não houve 'emboscada' no Marinha do Brasil, parque ao lado do Beira-Rio, também porque as ruas de acesso foram isoladas pela Brigada Militar. Os gremistas chegaram perto das 19h30 e logo estavam quase todos nas dependências do Beira-Rio, sem qualquer conflito. 

Enquanto toda ação ocorria, nos céus do Beira-Rio o helicóptero da Brigada auxiliava no controle observando qualquer movimentação fora do comum para informar os homens da lei no solo. 

Mudança de posicionamento

Enquanto isso, o espaço de torcida mista mudou de lugar para auxiliar no combate ao vandalismo. Foi deslocado para logo abaixo da torcida do Grêmio, de onde partiam e onde eram destinadas cadeiras quebradas em jogos recentes. O objetivo é evitar as agressões, pois ali também estarão torcedores gremistas. 

Não houve qualquer foco de confusão nos momentos que antecederam o jogo, um quadro totalmente diferente do que houve no jogo de domingo passado, e que ainda será julgado pelos órgãos competentes nos próximos dias.