Grêmio fala em 'vícios de origem' em denúncia no TJD-RS por cartão forçado

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Grêmio

    Renato Gaúcho será julgado pelo TJD-RS por declarações e atitude de Kannemann

    Renato Gaúcho será julgado pelo TJD-RS por declarações e atitude de Kannemann

A denúncia contra Renato Gaúcho e Walter Kannemann, pelo terceiro cartão amarelo do zagueiro no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, gerou polêmica. Depois de a Procuradoria do TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva) enquadrar treinador e jogador no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), o Grêmio disse que o processo tem 'vícios de origem'. Renato foi mais direto e chamou o procurador de colorado.

A denúncia, que pode render até seis jogos de suspensão ao zagueiro e ao treinador, foi assinada por Renan Eduardo Cardoso, um dos três procuradores do TJD-RS.

"Achei uma demasia (a denúncia). Faz parte do futebol e já houve precedente que não foi denunciado. Mas os dois são primários e podem transigir. A denúncia tem uns vícios, vícios de origem. Mas está denunciado, o Grêmio vai se defender", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio. "Decide você mesmo, olha as redes sociais e vai entender", completou ao ser questionado sobre os vícios citados.

A referência é a uma postagem de Cardoso datada de 2012. Em uma rede social, o procurador usou o termo "pijamudos" ao comentar uma matéria do jornal Zero Hora. Além de escrever "colorado que é colorado, não compra Zero Hora e não assiste RBlueS!".

"Eu tinha tantas respostas para dar. Vou dar essa… Eu não tenho culpa se os colorados estão sofrendo com o sucesso do Grêmio. Essa pessoa que me denunciou é colorada, nada contra, mas se ela está triste que cobre do clube dele. E tem uma emissora aqui no Brasil que o programa é BBB. Eles dão cinco minutos de fama para pessoas. Se vocês quiserem dar cinco minutos de fama para essa pessoa, deem. Eu não", afirmou Renato em entrevista coletiva.

A denúncia foi apresentada na terça-feira e ainda não foi acolhida pelo TJD-RS. Ao ser recebida, deve entrar na pauta de julgamento da próxima semana. Em meio às finais do Campeonato Gaúcho.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos