Topo

Expulsão mudou o jogo, diz Clemer. Renato dá 'nota 10' ao árbitro

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2018 20h20

O jogo de ida da final do Gauchão terminou 4 a 0, mas um lance ganhou tanta atenção quanto às conclusões certas do Grêmio diante do Brasil de Pelotas, neste domingo (1), na Arena. A expulsão de Éder Sciola, no final da primeira etapa, irritou o Xavante. Para Clemer, a decisão do árbitro Anderson Daronco mudou o duelo. Renato Gaúcho, por outro lado, viu acertou e ainda foi além. Deu nota máxima para a atuação da arbitragem.
Sciola recebeu o segundo amarelo depois de subir com Luan para disputar bola no meio-campo. O lateral direito do Brasil-PEL já tinha amarelo e acabou expulso.

"O jogo era equilibrado, usamos marcação baixa para tirar os espaços do Grêmio. A chance mais clara do primeiro tempo foi nossa. A proposta era essa. No finalzinho, aquela bola… Eu não consigo entender esse tal critério do árbitro. Se ele dá amarelo para Sciola, que subiu em disputa no alto e não dá para o Ramiro, que vai direto no cara... Qual critério? A expulsão fez a diferença no jogo. Isso é fato, fato. Fez diferença. Tivemos que recuar, fechar mais e levamos um gol logo no começo", disse Clemer, treinador do Brasil de Pelotas.

No intervalo, jogadores e até dirigentes do Xavante foram protestar contra a arbitragem. Na etapa final, com um jogador a mais, o Grêmio transformou o volume que já era seu em chuva de gols. Com menos de um minuto, abriu o placar. E precisou de mais 34 para fazer 4 a 0.

"Não gosto de falar de arbitragem, mas tenho que dar parabéns ao Daronco. Tiveram atuação digna de nota 10. Ele está aí para seguir as regras. O Sciola tinha cartão, fez falta para cartão. Dou nota 10 para o Daronco e todos da arbitragem", afirmou Renato Portaluppi.

O Grêmio, com a vitória em casa, pode até por 3 a 0 no próximo domingo que fica com o título. Antes de ir ao estádio Bento Freitas, o Tricolor enfrenta o Monagas-VEN, pela Libertadores, na quarta-feira. Outra vez na Arena, em Porto Alegre.