Topo

Mão na taça: Grêmio arrasa Brasil de Pelotas e fica perto do título gaúcho

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2018 17h59

O Grêmio está com a mão na taça do Campeonato Gaúcho 2018. Neste domingo (1), o Tricolor fez 4 a 0 no Brasil de Pelotas, na Arena, no jogo de ida da final do estadual, e só perderá o título em caso de desastre na partida de volta. Everton, duas vezes, Alisson e Ramiro marcaram.

O resultado foi reflexo de um jogo com domínio total, mas que também teve a expulsão de Éder Sciola no final do primeiro tempo. Com um a menos, o Xavante não conseguiu fazer frente ao campeão da Libertadores. Assim, o time treinado por Renato Gaúcho está em vias de encerrar jejum de quase oito anos.

A reconquista do torneio estadual se tornou obsessão para o Tricolor depois das taças da Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana.

Na segunda partida da final, no próximo domingo (8), em Pelotas, o Grêmio pode pode até perder por 3 a 0 que fica com o título. 

Receita campeã funciona

O Grêmio da terceira passagem de Renato Gaúcho adora mata-mata e gosta de encaminhar os confrontos no primeiro jogo. Dito e feito. A receita campeã há 18 meses deu certo na final do Campeonato Gaúcho. Com atitude e concentração, o Tricolor amassou o Brasil de Pelotas.

Everton marca dois e confirma boa fase

Everton passou 2016 e 2017 como um reserva que flertava com a vaga de titular. O jogo contra o Brasil de Pelotas serviu para reafirmar que a atual temporada tem o camisa 11 em grande fase. Autor de dois gols, o meia-atacante ainda esbanjou agilidade e oportunismo.

Grêmio aperta, mas Brasil se segura

O Grêmio esperava um jogo fechado e, por isso, começou sendo ultra ofensivo. Com o time bem adiantado, o Tricolor trocou passes e até conseguiu entrar na área do Brasil de Pelotas. Mas o volume todo, que chegou a bater na casa de 85% da posse de bola, não virou gol. A pontaria descalibrada ainda deu brecha para o Xavante puxar contra-ataques.

A resistência do time visitante não tirou o Grêmio do prumo. Até o intervalo foi o dono da casa quem chegou mais perto de abrir o placar. Com calma e resistindo até as faltas mais duras. Sem reagir na mesma moeda, o Tricolor ainda viu o rival ter baixa decisiva.

Expulsão e reclamação pesada

No final do primeiro tempo, Éder Sciola foi expulso e gerou polêmica. O lateral-direito subiu para disputar bola pelo alto com Luan e recebeu o segundo cartão amarelo. A decisão de Anderson Daronco tirou o Brasil de Pelotas do sério. Jogadores foram cobrar a arbitragem e, no túnel para o vestiário, até dirigentes protestaram na passagem da equipe do árbitro. "O Daronco (árbitro da partida) acabou com o jogo", disse Heverton, zagueiro do Xavante.

Segundo tempo com chuva de gols

Com um a mais, o Grêmio foi mortal. Fez o que mais gosta (avançar com passes curtos), encontrou mais espaços e amassou o Brasil de Pelotas. Everton, justamente no setor onde estava Éder Sciola, abriu o placar. Antes dos 10 minutos, Alisson dobrou a vantagem.

O que era dois virou quatro antes dos 35 minutos. Com Everton depois de assistência de calcanhar de Jael. E Ramiro, em forte cobrança de falta com falha de Marcelo Pitol. Nos minutos finais sobrou tempo para gritos de 'olé' que embalaram uma linda jogada. O chute parou na trave.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 0 BRASIL-PEL

Data e hora: 01/04/2018 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Público: 32.238 pessoas (29.891 pagantes)
Renda: R$ 1.762.719,00
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: José Eduardo Calza e Leirson Martins
Cartões amarelos: Artur, Éder Sciola, Marcelo Pitol (BRA); Léo Moura, Ramiro (GRE)
Cartão vermelho: Éder Sciola (BRA)
Gols: Everton, a um minuto de segundo tempo (GRE); Alisson, aos nove minutos do segundo tempo (GRE); Everton, aos 24 minutos do segundo tempo (GRE); Ramiro, aos 32 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Alisson), Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Jailson), Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Gaúcho

BRASIL-PEL: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton e Artur; Leandro Leite (Vacaria), Valdemir (Mossoró), Toty (Ednei), Calyson e Alisson Farias; Lourency
Técnico: Clemer