Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio B no Campeonato Gaúcho terá joias da base e volta de emprestados

Victor Bobsin, 18 anos, está recuperado de cirurgia e jogará Gauchão de 2019 - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Victor Bobsin, 18 anos, está recuperado de cirurgia e jogará Gauchão de 2019 Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/12/2018 04h00

O chamado time de transição que representará o Grêmio no início do Campeonato Gaúcho já treina e recebeu os primeiros reforços de olho no estadual. O elenco reúne joias das categorias de base, mas também tem espaço para nomes que voltaram de empréstimo. Em janeiro, o grupo deve receber nomes liberados por Renato Gaúcho em busca de rodagem e experiência.

A programação do Grêmio prevê uso do time B em até quatro rodadas do Gauchão. Assim, o elenco principal terá mais tempo para treinar e só deve estrear oficialmente em fevereiro.

Thiago Gomes, contratado no início de 2018, comanda treinos com 16 jogadores fixos e reforços pontuais do time sub-20. Entre os atletas efetivos do time B, estão Victor Bobsin, volante com histórico de seleção de base e recentemente observado por clubes da Euorpa, e Tetê. O meia-atacante tem multa rescisória de 100 milhões de euros (R$ 444,48 milhões na cotação atual) e foi destaque na Copa RS sub-20, disputada até a semana passada.

O time B do Grêmio também abriu as portas para os retornos de Patrick e Dionathã. O primeiro esteve emprestado ao Criciúma, e o segundo voltou mais cedo do Paysandu após ato de indisciplina. Ambos estiveram no elenco que jogou o início do Gauchão de 2018 e saíram para adquirir experiência.

Guilherme Dantas, ex-Benfica e Juventus-SP, e Joanderson, ex-São Paulo e Inter, também treinam no CT Hélio Dourado, na região metropolitana de Porto Alegre. Os dois foram contratados justamente para o time de transição.

No início de janeiro, o grupo que serve de apoio ao elenco principal deverá receber nomes como Matheus Henrique e Jean Pyerre, promovidos por Renato Gaúcho. Jogadores mais experientes, sem espaço no primeiro plantel, também podem "descer" para ganhar ritmo.

Também em janeiro, o time B do Grêmio receberá destaques da campanha na Copa São Paulo. A ideia é aproveitar o embalo dos garotos após o torneio para aumentar o leque de opções nos jogos contra Novo Hamburgo, Aimoré, Juventude e São Luiz-RS.

Da Silva, autor de cinco gols na Copa RS, jogará a Copa São Paulo e é um dos que pode ser pinçado para o grupo que atuará no Campeonato Gaúcho. Kazu, lateral esquerdo emprestado pelo Coritiba, também entra nesta lista. O mesmo vale para Léo Chu e Jhonata Robert.

O time de transição já fechou duas semanas de treinamentos e venceu o primeiro teste. No sábado, ganhou jogo-treino contra o Veranópolis por 1 a 0. Nesta atividade, o Grêmio atuou com: Vinicius Machado; Felipe (Léo Bicca), Rodrigues (Ruan), Antonini (Emanuel) e Guilherme Guedes (Kazu); Lucas Araújo (Abreu), Frizzo (Darlan Mendes) e Patrick (Jhonata Robert); Tetê (Mateus Criciúma), Dionathã (Léo Chú) e Isaque (Da Silva).

Confira o elenco do Grêmio B que faz pré-temporada

Goleiros: Brenno, Phelipe Megiolaro e Vinicius Machado
Laterais: Felipe, Guilherme Guedes
Zagueiros: Ruan, Antonini, Rodrigues
Meias: Lucas Araújo, Darlan Mendes, Victor Bobsin, Frizo, Matheus Criciúma, Patrick e Guilherme Dantas
Atacantes: Isaque, Joanderson, Tetê, Dionathã