Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio muda planos para o Gauchão após avaliação do time de transição

Grêmio vai usar reservas do elenco principal nas primeiras rodadas do Gauchão - Divulgação/Grêmio
Grêmio vai usar reservas do elenco principal nas primeiras rodadas do Gauchão Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/01/2019 09h20

O Grêmio mudou seus planos e cancelou o uso do chamado time de transição no Campeonato Gaúcho de 2019. Após pedido de Renato Gaúcho, o estadual será disputado integralmente pelo elenco principal. Nas primeiras rodadas, reservas entrarão em campo e, depois, surgirá a equipe considerada ideal. A troca de planejamento tem ligação com análise do grupo B.

A decisão considerou rendimento do time de transição nos últimos meses, contando partidas disputadas em 2018 e não apenas o recente período de testes para o estadual.

Ainda no segundo semestre do ano passado, a comissão técnica principal olhou com reticência o desempenho do time comandado por Thiago Gomes. Nas últimas semanas, essa equipe fez quatro jogos-treino e venceu apenas um. No último sábado, perdeu para o Avenida por 2 a 1.

Renato Gaúcho também considerou seus planos para o grupo principal. A ideia do treinador é observar os reservas nas primeiras rodadas do estadual também de olho no resto do ano.

"A diretoria tinha um pensamento de colocar a transição nos primeiros jogos, eu pedi para eles me liberarem e para eu trabalhar e colocar minha equipe, um time alternativo. Eu fui atendido, então vou fazer os jogos e vou usar basicamente a equipe que jogou algumas rodadas do Campeonato Brasileiro. É a grande chance deles começarem jogando para mostrar algo", disse Renato Portaluppi.

O pedido foi feito no dia da reapresentação dos jogadores no CT Presidente Luiz Carvalho. Renato argumentou que em 2018 o uso do time de transição era justificável pela disputa do Mundial de Clubes e reflexo nas férias do elenco principal. Agora, não.

Na temporada passada, sob comando de César Bueno, o time B do Grêmio jogou quatro rodadas e não venceu. A posição na tabela forçou volta mais cedo do time principal e rendeu demissão de Bueno, sucedido por Thiago Gomes.

A diretoria ouviu, ainda, que os principais destaques da equipe de transição poderão reforçar o time alternativo a ser montado por Renato Gaúcho.

Darlan Mendes, Victor Bobsin e Patrick são os mais cotados para essas vagas. Tetê, convocado pela seleção brasileira para disputa do Sul-Americano sub-20 no Chile, deve receber chances quando voltar a Porto Alegre.

A estreia do Grêmio no Gauchão será contra o Novo Hamburgo, fora de casa, no dia 20 de janeiro. O time considerado ideal deve atuar somente a partir da quarta rodada, em jogo diante do São Luiz-RS, em Porto Alegre.