Topo

Gaúcho - 2019

Grêmio inscreve no Gauchão promessas badaladas e volante sensação

Darlan em ação em treino do Grêmio. jogador é novidade na lista de inscritos - Lucas Uebel/Grêmio
Darlan em ação em treino do Grêmio. jogador é novidade na lista de inscritos Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/01/2019 04h00

O Grêmio terá dez jovens à disposição para o início do Campeonato Gaúcho e inscreveu apostas badaladas das categorias de base. Além disso, incluiu um volante que virou sensação durante a pré-temporada. Contra o Novo Hamburgo, neste domingo (20), alguns deles deverão ficar no banco de reservas e poderão ser testados em doses controladas.

A lista tem Victor Bobsin, Guilherme Guedes, Patrick e Dionathã entre os nomes badalados da base gremista. Darlan Mendes é o nome sensação entre os jovens após a pré-temporada.

Darlan foi promovido do time de transição no início do mês. A decisão foi tomada após a comissão técnica observar amistosos da equipe comandada por Thiago Gomes. A intensidade e a dinâmica do volante chamaram atenção do grupo de trabalho liderado por Renato Gaúcho.

No Grêmio desde os 12 anos, Darlan já foi chamado de Darlan Mendes e flutuou entre as funções de volante e meia. No grupo principal, foi um dos poucos utilizados por Renato durante os jogos-treino. Chegou a atuar como lateral para simplesmente ser observado e foi bem.

A ideia do Grêmio é usar os reservas do elenco principal para conseguir melhores resultados no início do Gauchão. Os jovens, ao contrário de 2018, entrarão progressivamente. O espaço, portanto, será menor do que no ano passado e a exigência ficou maior.

Joanderson e Guilherme Dantas, dois reforços contratados para o time de transição que originalmente jogaria as rodadas iniciais, não foram inscritos. O atacante ex-São Paulo e Inter e o meia com passagem pelo Benfica e Juventus-SP serão observados em outras competições.

Dentre os fez nomes, Victor Bobsin é o mais badalado. O volante tem várias passagens pelas seleções de base e já está no radar de clubes europeus. Em 2018, passou por cirurgia semelhante a realizada com Neymar antes da Copa do Mundo da Rússia e estava no time de transição mesmo com idade para seguir em equipes inferiores na base. Patrick e Dionathã voltam ao Grêmio após atuarem por Criciúma e Paysandu, respectivamente, em parte de 2018. Guilherme Guedes é outro nome que volta a ganhar oportunidade depois de participar das rodadas iniciais do Gauchão do ano passado.

Matias Antonini é o único zagueiro jovem inscrito. Ele chegou ao Grêmio após deixar o Cagliari-ITA, e o negócio ficou ameaçado por conta de imbróglio no ressarcimento ao clube europeu. Desde o segundo semestre de 2018, procura espaço no time de transição.

Confira a lista dos atletas de base inscritos pelo Grêmio

Goleiro: Vinicius
Lateral direito: Felipe
Lateral esquerdo: Guilherme Guedes
Zagueiros: Matias Antonini
Volantes/meias: Victor Bobsin, Darlan, Patrick, Matheus Frizzo, Lucas Araújo
Atacante: Dionathã