Topo

Gaúcho - 2019

Juninho marca de novo, mas Grêmio cede empate ao Aimoré

Jogadores do Grêmio comemoram gol de Juninho Capixaba sobre o Aimoré-RS - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Jogadores do Grêmio comemoram gol de Juninho Capixaba sobre o Aimoré-RS Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2019 22h24

Juninho Capixaba confirmou a fase artilheira e voltou a marcar. Nesta quarta-feira (23), o lateral esquerdo abriu o placar a favor do Grêmio diante do Aimoré, na segunda rodada do Gauchão. O time de São Leopoldo, no entanto, reagiu e empatou ainda no primeiro tempo. O resultado de 1 a 1 impede que a equipe de Renato Gaúcho siga com 100% de aproveitamento no estadual.

A atuação do Grêmio oscilou no estádio Cristo Rei. A defesa só vazou na cobrança de falta de Gian, mas o ataque foi menos criativo do que na estreia, contra o Novo Hamburgo.

Na próxima rodada, o Aimoré visita o Veranópolis no domingo. O Grêmio, por sua vez, recebe o Juventude na segunda-feira, às 20h (Brasília).

Vico, Pepê e André titulares

André tenta o domínio em lance de Aimoré x Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

A escalação do Grêmio teve três mudanças na comparação com a estreia. Vico foi escalado no lugar antes ocupado por Kaio, Pepê substituiu o lesionado Alisson e André pegou a vaga de Thonny Anderson. Somente Pepê ficou em campo até o final da partida.

Torcida sem camisa

Os torcedores do Grêmio foram orientados a entrar no estádio sem camisa ou com a peça do avesso. As dicas foram repassadas pela Brigada Militar após determinação da FGF, que foi avisada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que a punição aplicada a dupla Gre-Nal não foi respeitada na primeira rodada do Gauchão.

Iluminação pela metade

O sistema de iluminação do estádio Cristo Rei foi trocado, após determinação da FGF, mas a mudança ficou pela metade. As lâmpadas antigas foram substituídas por novos itens, de LED, mas faltou estoque para que a alteração atingisse 100% das torres. Reflexo disso: pontos do gramado mais iluminados do que outros.

Grêmio cria com triangulações

Jogadores do Grêmio comemoram gol de Juninho Capixaba sobre o Aimoré-RS - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O primeiro tempo do Grêmio foi baseado nas triangulações por ambos os lados. Leonardo e Juninho foram peças importantíssimas no rendimento de um time que sofreu para trocar passes. André acertou o travessão depois de bom cruzamento da direita, mas o gol saiu em momento raro na etapa inicial. Após enfiada de Jean Pyerre e insistência de Juninho Capixaba, o lateral aproveitou rebote de dividida e bateu na saída do goleiro.

Aimoré empata de falta

O time de São Leopoldo não levou perigo ao gol do Grêmio com bola rolando, mas fechou o primeiro tempo com empate. Conseguiu a igualdade no placar em cobrança de falta. Gian acertou um chute forte de longe e Paulo Victor não chegou a tempo.

Grêmio se abre atrás da vitória

No segundo tempo o Grêmio foi mais à frente, teve mais a bola e precisou lidar com o bônus e ônus dessa postura. Sem a contundência esperada, Renato primeiro tirou Vico para colocar Marinho. Depois sacou André para entrada de Thonny Anderson e no final arriscou. Lincoln entrou na vaga de Rômulo e deixou o Grêmio ainda mais ofensivo. Sem nenhum jogador de imposição física no meio-campo, o time passou a procurar jogadas por dentro.

FICHA TÉCNICA
AIMORÉ 1 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 23/01/2019 (quarta-feira), às 20h30 (Brasília)
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS)
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: Michael Stanislau e Maíra Mastella Moreira
Cartões amarelos: Elias, Marco Antonio, Henrique Ávila (AIM); Juninho Capixaba (GRE)
Gols: Juninho Capixaba, aos 33 minutos do primeiro tempo (GRE); Gian, aos 43 minutos do primeiro tempo (AIM)

AIMORÉ: Marcelo Pitol; Gian, Renato, Douglão e Henrique Ávila; Toto, Diguinho, Elias (Parrudo), Leandro Canhoto (Gustavo Xuxa) e Marco Antonio; Ricardo Verza (Brandão)
Técnico: Gelson Conte

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo (Lincoln) e Matheus Henrique; Vico (Marinho), Jean Pyerre e Pepê; André (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Gaúcho