Topo

Gaúcho - 2019

Com gol de Vizeu e brilho de Pepê, Grêmio bate o Caxias e mantém liderança

Jogadores do Grêmio comemoram vitória sobre o Caxias pelo Campeonato Gaúcho - Lucas Erbes/Estadão Conteúdo
Jogadores do Grêmio comemoram vitória sobre o Caxias pelo Campeonato Gaúcho Imagem: Lucas Erbes/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2019 18h51

Pepê brilhou. Com dois gols e mais uma bola na trave, o jovem de 21 anos foi protagonista na vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o Caxias neste domingo (3), no estádio Centenário, pela quinta rodada do Campeonato Gaucho. Vizeu marcou o terceiro. Com o resultado, o Tricolor manteve liderança isolada da competição.

Todos os gols foram no segundo tempo e forçando erros na saída de bola da equipe grená. Os feitos colocaram Pepê como artilheiro do campeonato neste momento. 

Com 13 pontos na classificação, o Grêmio pode acabar a rodada seis pontos na frente do vice-líder. Já o Caxias parou com dez e pode perder o segundo lugar na conclusão das partidas. No próximo domingo, o Grêmio encara o Avenida. Já o Caxias pega o Veranópolis no próximo sábado. 

Foi bem: Pepê desencanta com dois gols

O jovem Pepê foi protagonista na vitória do Grêmio. Com dois gols, aproveitando-se de erro de saída de bola do adversário e de um bom passe de André, ele consolidou a vitória. 

Foi mal: Gercimar errou passe decisivo

Gercimar não fazia má partida. Até o lance fatídico que abriu o placar. Depois de uma rebatida do goleiro Lee, ele foi tentar sair jogando e colocou a bola nos pés de Jean Pyerre, que rolou para Pepê bater e abrir o placar. 

André entre falhas e assistência x Vizeu faz gol

Na disputa por uma vaga no ataque do Grêmio, André recebeu nova oportunidade. Começou jogando e atuou até os 30 do segundo tempo. Fazia partida bem aquém do esperado, repleto de falhas e desperdícios. Mas retomou uma bola e deu bonita assistência para o segundo gol de Pepê. Vizeu, por sua vez, entrou nos 15 minutos finais. Quando foi chamado, teve o nome gritado pelos torcedores presentes no estádio Centenário. E aos 42 do segundo tempo, fez seu primeiro gol com a camisa do Grêmio. 

Grêmio assume domínio, mas não cria

O Grêmio demorou 15 minutos para assumir o comando do jogo. Mas quando o fez, controlou as ações da partida. Em sua característica conhecida, trocou muitos passes tentando penetrar na boa marcação da equipe do Caxias. Não conseguiu. As conclusões foram, principalmente, de fora da área, com Vico e Rômulo. O primeiro tempo mostrou uma equipe "amarrada" pelo adversário, sem conseguir penetrar. 

Caxias toca curto e não abre mão de estilo

Um time com estilo próprio e peculiar. Este é o Caxias na temporada 2019. Ao contrário da conduta comum em equipes do interior, de se retrancar contra os grandes da capital e jogar no contra-ataque, o time grená sai jogando curto, constrói lances ofensivos pelo chão e adianta a marcação. Foi assim no jogo do estádio Centenário. Sem arredar um centímetro de sua forma de atuar, o Caxias causou alguns problemas ao Grêmio no começo do jogo, mas não conseguiu ser efetivo nas vezes que rondou a área. No começo do segundo tempo, teve uma chance clara com Eliomar em escanteio, que Julio Cesar defendeu. Mas foi exatamente este estilo de jogo que traiu o Caxias. Tentando sair jogando após um rebate do goleiro, o time viu erro de passe acabar no gol de Pepê. 

FICHA TÉCNICA
CAXIAS 0 X 3 GRÊMIO

Data: 04/02/2019 (Domingo)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Elio Nepumoceno e Gustavo Marin Schier
Cartões amarelos:  Samuel Balbino (CAX), Foguinho (CAX); 
Gols: Pepê, do Grêmio, aos 8 minutos e aos 15 minutos do segundo tempo. Vizeu, do Grêmio, aos 42 minutos do segundo tempo. 

CAXIAS
Lee; Muriel, Junior Alves, Jean e Samuel Balbino; Gercimar, Foguinho, Eliomar (Diego Miranda) e Rafael Gava (Léo Jaime); Bruno Alves e Junior Juazeiro (Juan). Técnico: Pingo

GRÊMIO
Julio Cesar; Léo Gomes, Kannemann, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Vico (Everton), Jean Pyerre (Thaciano) e Pepê; André (Vizeu).  Técnico: Renato Gaúcho