Topo

Gaúcho - 2019

Neilton ganha espaço em começo turbulento e recebe chance no Inter titular

Neilton em treino do Inter; atacante deve ganhar oportunidade no time titular - Ricardo Duarte/Inter
Neilton em treino do Inter; atacante deve ganhar oportunidade no time titular Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/02/2019 04h00

Neilton deve ser a principal atração da partida entre Inter e Brasil de Pelotas, nesta segunda-feira (04), às 20h40, (de Brasília), no Beira-Rio, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho. Com participação nos quatro jogos que o Colorado fez na temporada até agora, o ex-Vitória ganhou espaço em meio à turbulência do time e terá o teste mais forte para mostrar que pode ser titular. 

Até agora, Neilton só começou jogando a partida em que foram os reservas utilizados. Quando Odair Hellmann optou por titulares, Pottker e Patrick foram escalados pelos lados do campo. 

Mas a minutagem dele no Internacional é consistente. O jogo completo contra o São José, 30 minutos da estreia contra o São Luiz - quando sua entrada mudou o jogo e abriu caminho para a vitória - 32 minutos contra o Pelotas - quando novamente foi bem - e a participação menos destacada no último jogo, durante 33 minutos. 

A vaga aberta com a fratura no nariz de Pottker é a ideal para ser ocupada por ele. No entanto, a titularidade ainda não está confirmada. Em treinos fechados, Odair Hellmann testou outras alternativas. Além dele, estiveram em campo Patrick, Wellington Silva e Guilherme Parede. 

Mas o bom desempenho nas chances que recebeu geram avaliação positiva e a tendência de opção por ele. 

Enquanto isso, Pottker oscilou no começo da temporada e, dependendo do desempenho de Neilton no duelo com o Rubro-Negro, a condição de "suplente utilizado em razão da lesão do titular" pode ser alterada. 

É consenso nos bastidores do Colorado que o time ideal e a maneira correta de jogar ainda não foram encontrados em 2019, e a urgência de evolução pode apressar mudanças. O prazo para achar o modelo ideal combinado com rendimento e resultado é a estreia na Libertadores, no dia 7 de março. Até agora, o Inter venceu apenas um dos quatro jogos no ano. Com titulares, um empate e uma derrota. 

Outra novidade no time

Além de Neilton, Zeca deve ser novidade contra o Brasil. O lateral direito está recuperado de lesão e participou normalmente dos treinos da semana. Uendel, da mesma forma, também poderia jogar, mas Iago deve ser mantido na esquerda. 

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X BRASIL DE PELOTAS

Data e hora: 04/02/2019 (Segunda-feira), às 20h40 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Tiago Augusto Kapes Diel e André da Silva Bittencourt

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca (Bruno), Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, D'Alessandro, Neilton (Patrick) e Nico López; Tréllez. Técnico: Odair Hellmann

BRASIL DE PELOTAS: Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Santos; Leandro Leite, Washington e  Velicka; Douglas Baggio, Michel e Branquinho. Técnico: Paulo Roberto Santos