Topo

Gaúcho - 2019

Pepê deslancha no Gauchão e mantém 'linha de produção' do Grêmio

Meia-atacante tem três gols e rouba a cena como artilheiro do Grêmio em 2019 - Lucas Uebel/Grêmio
Meia-atacante tem três gols e rouba a cena como artilheiro do Grêmio em 2019 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2019 04h00

O artilheiro do Grêmio no início de 2019 não é Everton, nem Luan ou Jael, mas sim um nome inesperado. Reserva e tratado como uma promessa a ser lapidada, Pepê deslanchou no Gauchão e se tornou uma peça para lá de útil no atual elenco gremista. A arrancada dele mantém uma espécie de linha de produção recente no clube gaúcho.

Prestes a completar 22 anos, Pepê se aproveitou da lesão de Alisson para aparecer. Ele soma três gols marcados no estadual contra dois de Jael, Juninho Capixaba e Everton.

A estratégia do Grêmio para o Campeonato Gaúcho era justamente dar espaço a jovens, mas outros nomes apareciam mais cotados para deslanchar no início do ano. Matheus Henrique e Jean Pyerre, por exemplo, eram vistos como nomes mais preparados para roubar a cena.

"Ele se entrega, vem amadurecendo, crescendo, mas no nosso grupo não importa ser ou não ser o goleador. Tem que fazer os gols, mas também servir o companheiro, porque o importante é o time vencer", disse Renato Gaúcho ao falar de Pepê.

Contratado pelo Grêmio depois de ir bem no Foz do Iguaçu e Coritiba, Pepê já superou o número de gols marcados em 2017 e 2018. Neste início de temporada, deixou sua marca contra Novo Hamburgo e Caxias (duas vezes).

"A gente conversa bastante, sabemos que as oportunidades vão aparecer e estamos trabalhando para aproveitar da melhor maneira possível", comentou Pepê.

Linha de produção em alta

Durante anos, o Grêmio se notabilizou por formar volantes. O paradigma começou a mudar com Pedro Rocha, herói na conquista da Copa do Brasil de 2016. Depois, foi a vez de Everton se afirmar e terminar 2018 como artilheiro e principal jogador do time de Renato Gaúcho.

Na fila, além de Pepê, também aparece Dionathã, Tetê e Léo Chú - cada um com previsão diferente para promoção e consequente aproveitamento no elenco principal.

"O Grêmio tem formado bastante jogadores e isso é importantíssimo. O clube precisa dos garotos. Economiza nas contratações um garoto desses pode render. Falei ao presidente que o Grêmio tem conseguido conquistar títulos, formar jogadores e revelar jogadores. Todo mundo gostaria passar por isso", comentou Renato.